Artigo
Sa?de em PNL
Programa??o Neuroling??stica

::: 31/03/2007


Falconi em uma palestra Nos Cursos e Treinamentos em PNL - Programa??o Neuroling??stica, quase sempre, a seguinte quest?o:

- Ser? que estar saud?vel ? o mesmo que n?o estar doente?

As respostas s?o as mais variadas e, no saldo final, apresentamos como mediadora, a conclus?o: com certeza, sa?de ? mais do que isso.

Para n?s, sa?de ? um estado e ao mesmo tempo ? a energia e a capacidade para se fazer e apreciar aquilo de que gostamos, assim como o desenvolvimento cont?nuo da habilidade de nos curarmos.

A sa?de ? paradoxal: n?o podemos diretamente nos "desejar" saud?veis, apenas observar, enquanto a maravilhosa capacidade de cura de nossos corpos entram naturalmente em a??o. Quer sejamos ricos ou pobres, virtuosos ou cru?is, parece fazer pouca diferen?a.

A sa?de ? positiva

Ela n?o significa desistir de prazeres. Vem, naturalmente, do nosso estilo de vida - relacionamento, dieta, onde e como vivemos, comunica??o, espiritualidade.

  • A sa?de n?o ? um bem, mas um processo
  • ? algo que fazemos e o resultado de nossa maneira de pensar e sentir
  • ? um estado de existir

Ilustra??o de uma cruz e uma folha ? interessante observar como a pesquisa cient?fica, cada vez mais, ingressa em ?reas que at? agora pertenciam ? emo??o e como est?-se tornando dif?cil tra?ar a linha entre os fatores f?sicos e mentais na doen?a.

Tentar separar corpo e mente em sa?de e doen?a ? como tentar separar o sal da ?gua do mar usando uma faca. Mente e corpo est?o-se influenciando, constantemente, em dire??o ? sa?de ou ? doen?a. O corpo n?o fica doente - a pessoa fica.

Este artigo ? de sa?de e cura, n?o de doen?a e tratamento.

  • Desejamos comentar o modelo de tratamentos existente e n?o tentar substitu?-lo ou, simplesmente, oferecer uma alternativa
  • Desejamos explorar a maneira de melhorar os inacredit?veis poderes naturais de cura que todos possu?mos; alcan?ar as partes que a ci?ncia padr?o n?o consegue atingir
  • Desejamos mostrar que voc? e todas as pessoas podem e devem aprender a usar mais e melhor a capacidade de autocura existente em sua bagagem pessoal
  • Desejamos mostrar o quanto a PNL (Programa??o Neuroling??stica) pode oferecer a voc? e ensin?-lo a assumir uma grande parte nos processos de manter sa?de fisiops?quica em sua vida.
Observamos que

Os tratamentos modernos s?o excelentes no atendimento de emerg?ncias e cirurgias, como, ossos quebrados, ferimentos corporais, apendicite, e infec?es bacterianas graves, que reagem bem aos antibi?ticos. Que bom, pois realmente salvam vidas! Tamb?m possuem bons m?todos para lidar com emerg?ncias s?rias, como, ataques card?acos, derrames e complica?es durante o parto.

Contudo, nas doen?as e enfermidades da vida moderna - estresses, alergias, hipertens?o, artrite, c?ncer, infec?es vir?ticas, os tratamentos modernos t?m demonstrado serem menos eficientes, assim como nos tratamentos de doen?as cr?nicas e degenerativas.

Com certeza, observamos que tais processos de cura baseiam-se na premissa de que a doen?a ? causada ou por agentes t?xicos externos, como germes (bact?rias e v?rus) ou por disfun??o mec?nica de um ?rg?o interno do corpo f?sico. Assim, a cura d?-se, principalmente, tratando os sintomas da doen?a, at? desaparecerem, por meio de ingest?o de rem?dios, de cirurgia e, no caso de c?ncer, de radia??o de energia.

Mecanismos da sa?de

Sabemos muito dos mecanismos da doen?a, mas quase nada do mecanismo da sa?de. Uma d?zia de pessoas pode ficar igualmente exposta ? infec??o, entretanto, apenas duas delas ficar?o doentes. A pesquisa pode-nos mostrar, em detalhes, como ficaram doentes mas, por que somente aquelas duas? O que protege as outras dez?

Igualmente, duas pessoas podem fumar muito, alimentar-se mal e trabalhar em empregos estressantes e apenas uma ficar doente. Por qu?? Constantemente, estamos expostos a microorganismos infecciosos e ningu?m escapa do estresse, da tristeza e do sofrimento.

  • Mas a doen?a ? a exce??o, n?o a regra
  • Consideramos nossa sa?de como uma coisa garantida at? ficarmos doentes
  • Nosso sistema imunol?gico est? constantemente trabalhando para manter-nos saud?veis, assim como nosso cora??o continua a bater e nossos pulm?es a inspirar o ar. A redu??o da imunidade deve ser um componente cr?tico em todas as doen?as, do contr?rio, estar?amos sempre doentes

Sa?de e doen?a s?o experi?ncias subjetivas . N?s as definimos para n?s mesmos, principalmente, com nossos sentimentos. N?o existe nenhum "saud?metro" para medir objetivamente a sa?de, nem um "dolor?metro", para medir objetivamente a dor.

A Programa??o Neuroling??stica (PNL) ? o estudo da estrutura da experi?ncia subjetiva - como criamos nosso mundo interno ?nico; portanto, ? perfeitamente adequada para explorar a sa?de.

Programa??o neuroling??stica (PNL) em sa?de

Ilustra??o de uma cruz e uma folha A PNL desenvolveu-se na metade da d?cada de 1970. Sua ess?ncia ? aquilo que chamamos de "modelagem" - descobrir como fazemos aquilo que fazemos. A PNL modela a excel?ncia em todas as ?reas - sa?de, esporte, comunica??o, ensino e aprendizagem, neg?cios e lideran?a - para que essas habilidades possam ser ensinadas ?s outras pessoas.

Ela modela pessoas reais, n?o ideais abstratos - o que ? poss?vel e o que foi realizado. O objetivo ? a excel?ncia para todos. Nesse artigo, estamos focando e modelando a sa?de.

A PNL tem tr?s elementos principais:

  • "Neuro" refere-se ? neurologia, como corpo e mente est?o ligados pelo sistema nervoso
  • "Ling??stica" trata da linguagem - como influenciamos uns aos outros e a n?s mesmos por meio da linguagem
  • "Programa??o" trata das seq??ncias de pensamento e comportamento: como agimos para atingir nossos objetivos e as conseq??ncias de nossas a?es. Ela focaliza a escolha e as habilidades individuais

A PNL n?o ? uma terapia alternativa; ? um conjunto de id?ias e um modo de pensar. N?o se trata de oferecer o modelo "certo" de mundo, mas de enriquecer aquele que voc? tem. A PNL ? pr?tica - voc? a utiliza para fazer uma diferen?a e obter aquilo que deseja. O objetivo ? ser saud?vel.

Aprendemos e ensinamos com PNL a melhorar sua:

  • Sa?de pessoal: autoconhecimento e melhor uso de capacidades fisiops?quicas.
  • Sa?de familiar: relacionamentos mais saud?veis no ambiente do lar.
  • Sa?de social: integra??o na sociedade como elemento participativo.
  • Sa?de profissional: como usar mais e melhor capacidade/conhecimento profissional.
  • Sa?de empresarial: ser mais cooperativo e produtivo como empreendedor.
  • Sa?de espiritual: melhorar sua conex?o integral com espiritualidade pessoal.
  • Sa?de integral: ser e estar mais consciente de sua participa??o no equil?brio planet?rio.

Ensinamos que ? muito importante avaliarmos nossas cren?as a respeito da sa?de. Elas influenciam nosso modo de agir, nosso tipo de vida e melhoram ou bloqueiam o efeito dos tratamentos de sa?de.

Ilustra??o da PNL escrita em um globo terrestre Tamb?m lembramos dos tr?s principais desafios ? sa?de - o estresse, a dor e o envelhecimento. A mensagem que desejamos transmitir ? a de que voc? pode influenciar mais sua sa?de f?sica. Seu corpo ? parte integral de voc?, possui uma surpreendente capacidade de aprender e curar-se e n?o uma coisa que algumas vezes o decepciona.

Lembre-se sempre que sua sa?de lhe pertence, para criar cada dia de sua vida. A doen?a ? um sinal tardio de que alguma coisa est? errada e precisa ser modificada. Infelizmente, a maior parte das pessoas n?o tem consci?ncia de que aquilo que est? fazendo no momento presente ? muito importante para a sua sa?de integral.

Acreditamos que a sa?de ? um modo de estar no mundo e oferecemos nossa experi?ncia pessoal como parte de um mapa para gui?-lo em sua dire??o.

  • - Sua sa?de ? um patrim?nio muito importante
  • - Desejamos mostrar e oferecer a voc? novas maneiras para melhor?-la
  • - Insistimos para que voc? utilize plenamente todos os recursos de sa?de ? sua disposi??o e isso inclui o seu profissional de sa?de

Desejamos enfatizar que esse artigo n?o ? um substituto para tratamento de sa?de nem conselho. ?, apenas, um despertar para o fato de que voc? pode e deve fazer mais pela sua sa?de: hoje, aqui, agora!

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e- mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com