• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Salada agridoce de abacaxi com carne defumada Nada melhor do que ousar o cardápio com misturas inusitadas. Salada com abacaxi e frango defumado é uma novidade que promete arrasar na sua mesa

    Marinella Souza
    Colaboração*
    26/09/2008
    ACESSA.com multimídia
    Imprima esta receita
    Em arquivo:

    A chegada da primavera traz flores, é a época em que o calor começa a chegar, a preocupação com a forma física começa a pesar ainda mais e entram em cena as saladas, as carnes brancas, os sucos naturais e as frutas.

    E se você já está cansada daquela saladinha sem graça de alface e tomate com um franguinho grelhado insosso, a salada de abacaxi surge como uma excelente opção de variar o cardápio.

    Saudável e colorida, os únicos ingredientes calóricos são a maionese e o creme de leite, mas até para isso tem solução. Esses produtos podem ser substituídos por sua versão light e maionese nem precisa entrar na receita se você não quiser. Se preferir pode colocar iogurte natural no lugar dela ou não colocar nada.

    Com tais substituições você tem uma receita com calorias a menos, sem alterar o sabor peculiar da mistura de frutas ácidas com frango ou peito de peru defumados. A nutricionista Thaís Coutinho revela que o ideal é que a salada seja feita com frango, mas pode usar o peito de peru também.

    Foto "O importante é que seja defumado. Não importa se é o frango ou o peito de peru, desde que seja defumado, porque é isso que vai dar o sabor especial" , ensina. A salada é, literalmente, uma mistura. De sabores e ingredientes. Fazê-la não leva mais de dez minutos porque é só misturar tudo e está pronta.

    O grande charme dela é na forma como é servida. Bem no clima leve dos dias mais quentes, a salada vem dentro de um abacaxi. Isso mesmo! Nada de bandeja, essa mistura vai dentro de um abacaxi cortado pela metade. A polpa retirada pode ser congelada, transformada em suco ou consumida in natura mesmo. Além de ser saudável, saborosa e rápida, a salada de abacaxi é muito bonita e dá um toque de requinte às refeições.

    Foto E como se não bastasse todas as qualidades, a salada de abacaxi ainda oferece vitaminas e sais minerais. Além do abacaxi, maçãs verdes compõem essa ousadia gastronômica, enriquecendo a receita com fibras naturais. Para Thaís, essa é uma ótima maneira de não fugir da dieta, mesmo no período de festas que logo, logo vai chegar.

    "Aprendi essa receita com a minha mãe e ela, provavelmente, deve ter aprendido com a minha avó e assim por diante porque fazemos a salada há anos. Passamos o Natal na casa de uns vizinhos amigos e eles sempre pedem que a gente leve. Todo mundo adora", garante. Ela conta que a mistura do agridoce do sabor das frutas com o sal e o toque do frango defumado fazem desse um prato especial.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.