• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Jantar especial com lingüine ao molho de alho-poró e limão Eterno "quebra-galho" das donas de casa, o macarrão surge como opção sofisticada e saborosa para uma refeição simples e requintada

    Marinella Souza
    Colaboração*
    Madalena Fernandes
    Revisão
    17/10/2008
    ACESSA.com multimídia
    Imprima esta receita
    Em arquivo:

    Tem dias que pedem um prato mais elaborado, mas, no mundo atual, nem sempre é possível ficar horas na cozinha preparando um cardápio especial. Ou então dá um desânimo de elaborar um menu diferente.

    Se nessas horas você sempre apela para o bom e velho macarrão, saiba que tem como fugir da trivial macarronada à bolonhesa ou do macarrão ao alho e óleo.

    Essas opções são ótimas, mas é preciso variar e ter uma boa receita na panela para situações de emergência, como quando o marido liga às sete da noite para dizer que vai levar o pessoal do escritório para jantar. Ou quando você quer fazer um agrado para ele numa data especial para vocês dois.

    Pensando nisso, a cozinheira Duca Mendes desenvolveu um prato muito original e a equipe do portal ACESSA.com não perdeu tempo e foi conferir essa receita, cuja base é o nosso amigo de todas as horas, o macarrão.

    Mas não se trata de um macarrão qualquer. Estamos falando do lingüine, um tipo de massa fina, comprida e achatada que, com acompanhamentos certos, se transforma em uma delícia "de comer rezando".

    Foto de Duca Mendes A experiente Duca, que trabalha no ramo alimentício há mais de 20 anos, criou um molho que deu um charme irresistível a essa iguaria. E não estamos falamos de mil ingredientes finos, não. Para fazê-lo você só precisa de manteiga, sal, limão e alho-poró.

    Ao ensinar os passos desta receita, Duca usa massa de confecção própria, o que só agrega requinte e sofisticação ao menu. "É um prato fino, barato, com poucos ingredientes e muito saboroso", diz. Mas isso não impede que se use a massa pronta.

    A grande dica no preparo desse prato é desligar o fogo antes de acrescentar o limão à mistura, caso contrário, o limão pode talhar o creme de leite. "O creme de leite também não pode ferver, tem que desligar o fogo quando ele estiver quase fervendo e só aí acrescentar o limão", ensina.

    Como acompanhamento, Duca sugere um rosbife ou um tornedor. "Acho que deve ficar legal com um peixe, mas eu aconselho mesmo é com carne vermelha. Fica uma delícia!", garante. Se quiser, pode acrescentar o parmesão para dar ainda mais sabor, mas é opcional. Para beber, vinho tinto é a pedida ideal.

    Foto de detalhe do lingüine Depois de gastar menos de uma hora para preparar uma refeição tão saborosa, é só tomar aquele banho, colocar uma roupa bem bonita e esperar seus convidados com aquela cara de "já estava tudo pensado". Ninguém vai saber que por alguns instantes você se desesperou e quase quis cancelar tudo por não saber o que oferecer para os colegas do seu marido.

    E se o seu caso é o outro que citamos acima, ele não vai ter do que reclamar. Seja qual for a situação, os elogios são certos e o trabalho é mínimo. Bom apetite!

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.