Rabanada de especiarias com doce de leite e sorvete

Incremente a receita da tradicional sobremesa natalina e surpreenda os familiares

Daniele Gruppi
Repórter
06/12/2008

Tradicional na ceia de Natal, a rabanada é uma sobremesa fácil de preparar. Pão dormido, leite, açúcar, canela em pó e gema de ovo são os principais ingredientes. Entretanto, para surpreender os familiares, vale incrementar a receita.

O doce de origem portuguesa permite várias combinações que depende do gosto e da criatividade de quem prepara. O chefe de cozinha Pablo Oazen brincou com alguns ingredientes e criou uma receita especial: rabanada de especiarias.

A iguaria leva cravo da índia, cardamomo, pimenta do reino em grão, nós moscadas, vagem de baunilha, raspa de laranja e raspa de limão. É servida com doce de leite, nozes, castanha do Pará, castanha de caju e sorvete. A vagem de baunilha pode ser substituída por seis gotas da essência.

Para servir seis pessoas, gasta-se em média R$ 35*. Oazen começa o preparo levando o creme de leite fresco para ferver com todas as especiarias e as raspas de laranja e limão. Em seguida, deve-se dispor as gemas em um pote e batê-las energicamente com o açúcar até branquear.

Quando o creme de leite ferver, verta sobre as gemas. Coe e volte ao fogo baixo para engrossar. Oazen recomenda que os pães devem estar dormidos por dois dias para que a rabanada fique firme. Ele corta os pães longitudinalmente e passa pelo creme de especiarias.

O segredo da receita é não fritar o pão. Numa frigideira aquecida com manteiga, core as fatias de ambos os lados. Além de ser menos calórica, evita que a cozinha fique toda engordurada.

Foto de 
  Pablo Oazen com a rabanada Outra dica do chefe de cozinha é aquecer as castanhas em uma frigideira para que liberem seus óleos e aromas. As nozes devem ser quebradas e as castanhas do Pará raladas bem finas.

Depois, monte o prato. Coloque um pouco de doce de leite, a rabanada, as nozes picadas, as castanhas raladas e o sorvete de creme. Enfeite o prato. Oazen usa seis folhas de hortelã, canela em pó e a vagem de baunilha para decorar. Mas, não há regras.

Em 30 minutos a sobremesa natalina fica pronta. É só servir. "A rabanada quente servida com o sorvete dá um contraste que conquista o paladar de todos", afirma Oazen.

*Preço fornecido em dezembro de 2008


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.