Strogonoff de Nozes para ser saboreado no Natal 

A culinarista Duca Mendes ensina como preparar a sobremesa
que promete agradar todos os paladares

Daniele Gruppi
Repórter
13/12/2008

Qual sobremesa preparar para a ceia de Fim de Ano? Se você prefere não repetir a receita do ano anterior, inovando o menu a cada festa, o portal ACESSA.com dá uma dica de sobremesa fácil de preparar, saborosa e que promete agradar todos os paladares. Trata-se do strogonoff de nozes.

A cozinheira Duca Mendes é quem ensina como fazer a iguaria, que leva leite condensado, manteiga, gemas, clara em neve, nozes picadas, creme de leite gelado sem soro e achocolatado.

Segundo Duca, para servir 12 pessoas. Ela ensina dois segredos da receita: o creme de leite deve ser em lata, pois é mais consistente, e deve-se retirar a pele da gema. Evita aquele cheiro do ovo.  Para retirar a pele, passe a gema por uma peneira bem fina.

A cozinheira começa o preparo colocando a manteiga em uma frigideira para derreter. Depois, ela desliga o fogo e acrescenta o leite condensado, a gema sem pele e o achocolatado. Liga novamente o fogo e mexe. É só fazer um brigadeiro mole, ensina.

Em seguida, é só acrescentar as nozes e deixar engrossar um pouco mais. Na hora de comprar as nozes, Duca indica optar pelas mais branquinhas. Quanto mais as nozes estiverem brancas, mais novas elas são, o que garante um sabor mais gostoso à sobremesa.

Antes de acrescentar as claras em neve e o creme de leite gelado, deixe esfriar bem. Quando estiver frio, misture os ingredientes que faltam. Despeje em uma tigela bonita e coloque para gelar. Depois, é só enfeitar com granulado, com nozes ou ainda com cereja. Vale usar a criatividade para deixar os convidados com água na boca.

Apesar de as nozes serem um produto típico de Natal, e a receita ser a cara da ceia natalina, o strogonoff de nozes é uma boa pedida para ser saboreado em qualquer época do ano. A receita também pode ser preparada sem o achocolatado.

*Preço fornecido em dezembro de 2008