Havana Club Mignon para a ceia de Natal O chef Augusto di Santo ensina a preparar um prato f?cil
e gostoso para ser saboreado na ceia de Natal

Priscila Magalh?es
Rep?rter
20/12/2008
ACESSA.com multim?dia
Imprima esta receita
Em arquivo:

Uma mistura de sabores inspirada em um pequeno pa?s localizado no Mar do Caribe. Assim ? o Havana Club Mignon, prato criado pelo chef Augusto di Santo, em 1999, quando vivia na Su??a. "Criei para uma noite cubana", completa ele.

Apesar de ser preparado em at? dez minutinhos, o chef n?o considera que o prato seja f?cil de fazer, pois envolve alguns detalhes importantes. "? um prato moderado", avalia. A prepara??o come?a colocando a manteiga na frigideira, que deve ser de a?o ou alum?nio e estar bem quente. O calor, aliado ao fato de a manteiga estar ? temperatura ambiente, contribui para que ela derreta r?pido e n?o queime. "A manteiga n?o pode escurecer", alerta o chef.

O pr?ximo passo ? colocar a pimenta verde, as passas imersas no rum e o caldo de carne. Para este momento, Augusto d? outra dica importante. "? preciso esperar que as passas estufem, criando um caramelo." Depois disso, ? s? colocar o tomilho e a carne. O tomilho ? uma erva usada para tempero. Segundo o chef, ela n?o pode ser substitu?da por outra. Dessa forma, se ela n?o for encontrada, n?o coloque outra coisa. "? melhor deixar sem o tomilho."

Depois que o fil? fritar ? hora de colocar o mel. Espere alguns minutos para a carne dourar e jogue o rum oro para flambar. Depois, ? s? colocar sal a gosto e usar o creme de leite, as t?maras, o gergelim negro e a ciboullete (cebolinha fina) para enfeitar.

Outra dica de Augusto ? que a carne deve ficar na frigideira por, no m?ximo, cinco minutos. "Como a panela vai estar bem quente, o fil? fica bem tenro por dentro, vermelhinho."

Havana Club Mignon Havana Club Mignon Havana Club Mignon

Os ingredientes listados pelo chefe s?o suficientes para duas pessoas. Mas, se a id?ia ? ter muitos convidados para a ceia de Natal, Augusto diz que o Havana Club Mignon ? um prato que permite usar o dobro dos ingredientes sempre que a receita precisar ser aumentada. "Para outros pratos isso n?o ? poss?vel, mas para este ? s? adaptar a receita ao n?mero de pessoas."

Como o prato foi indicado pelo chef para a ceia de Natal, ele aconselha que um arroz branco com nozes seja servido como acompanhamento. Se a inten??o for fazer o prato em outras ocasi?es, outra dica do chef ? que ele seja servido acompanhado de fatias de p?o e molho a gosto.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.