• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Havana Club Mignon para a ceia de Natal O chef Augusto di Santo ensina a preparar um prato fácil
    e gostoso para ser saboreado na ceia de Natal

    Priscila Magalhães
    Repórter
    20/12/2008
    ACESSA.com multimídia
    Imprima esta receita
    Em arquivo:

    Uma mistura de sabores inspirada em um pequeno país localizado no Mar do Caribe. Assim é o Havana Club Mignon, prato criado pelo chef Augusto di Santo, em 1999, quando vivia na Suíça. "Criei para uma noite cubana", completa ele.

    Apesar de ser preparado em até dez minutinhos, o chef não considera que o prato seja fácil de fazer, pois envolve alguns detalhes importantes. "É um prato moderado", avalia. A preparação começa colocando a manteiga na frigideira, que deve ser de aço ou alumínio e estar bem quente. O calor, aliado ao fato de a manteiga estar à temperatura ambiente, contribui para que ela derreta rápido e não queime. "A manteiga não pode escurecer", alerta o chef.

    O próximo passo é colocar a pimenta verde, as passas imersas no rum e o caldo de carne. Para este momento, Augusto dá outra dica importante. "É preciso esperar que as passas estufem, criando um caramelo." Depois disso, é só colocar o tomilho e a carne. O tomilho é uma erva usada para tempero. Segundo o chef, ela não pode ser substituída por outra. Dessa forma, se ela não for encontrada, não coloque outra coisa. "É melhor deixar sem o tomilho."

    Depois que o filé fritar é hora de colocar o mel. Espere alguns minutos para a carne dourar e jogue o rum oro para flambar. Depois, é só colocar sal a gosto e usar o creme de leite, as tâmaras, o gergelim negro e a ciboullete (cebolinha fina) para enfeitar.

    Outra dica de Augusto é que a carne deve ficar na frigideira por, no máximo, cinco minutos. "Como a panela vai estar bem quente, o filé fica bem tenro por dentro, vermelhinho."

    Havana Club Mignon Havana Club Mignon Havana Club Mignon

    Os ingredientes listados pelo chefe são suficientes para duas pessoas. Mas, se a idéia é ter muitos convidados para a ceia de Natal, Augusto diz que o Havana Club Mignon é um prato que permite usar o dobro dos ingredientes sempre que a receita precisar ser aumentada. "Para outros pratos isso não é possível, mas para este é só adaptar a receita ao número de pessoas."

    Como o prato foi indicado pelo chef para a ceia de Natal, ele aconselha que um arroz branco com nozes seja servido como acompanhamento. Se a intenção for fazer o prato em outras ocasiões, outra dica do chef é que ele seja servido acompanhado de fatias de pão e molho a gosto.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.