Torta delicada é opção barata e fácil para sobremesaA dona de casa Divina Henriques ensina o passo a passo
e afirma que o doce agrada a todos 

Aline Furtado
Repórter
12/9/2009

Para quem gosta de doces e não quer ter muito trabalho durante o preparo, a dica é a torta delicada, uma sobremesa de baixo custo e fácil preparo.

A dona de casa Divina Henriques é quem ensina. Segundo ela, a torta agrada facilmente a adultos e crianças. "Apesar de ser preparada com doce de leite, a torta delicada não é um doce enjoativo."

Os ingredientes necessários são açúcar refinado, gemas, biscoito de maisena, creme de leite, margarina, leite condensado ou doce de leite e balas jujuba.

Segundo Divina, que prepara a receita há mais de 40 anos, a torta delicada gasta aproximadamente R$ 13* e o rendimento é de dez a 12 porções. Se houver interesse em servir um número maior de pessoas, basta dobrar a quantidade de ingredientes. 

Passo a passo

Leve à batedeira o açúcar, as gemas e a manteiga. Bata por mais ou menos cinco minutos, até formar uma massa branca uniforme. Depois de bater, acrescente o creme de leite à massa e mexa bastante. Coloque o creme no fundo e nas laterais do pirex. Distribua os biscoitos nas laterais e no fundo da travessa. Sobre o biscoito, coloque uma camada de creme. Repita este processo até que o pirex esteja totalmente cheio. Corte o excesso de biscoitos nas laterais da travessa. Para a cobertura, utilize o doce de leite sobre a última camada de creme. Decore com balas jujuba. O tempo de preparo não ultrapassa uma hora. Leve à geladeira até o momento de servir.

Creme Processo Final
Dicas

Uma das dicas dadas pela dona de casa é que o creme de leite deve permanecer por aproximadamente uma hora na geladeira antes do preparo da sobremesa.

Outra dica é com relação aos biscoitos. Eles devem ser retirados da embalagem e colocados em uma vasilha para que amoleçam. "O ideal é deixar que os biscoitos amoleçam de um dia para o outro."  

Quando for usado o leite condensado, e não o doce de leite, o mesmo deve ser colocado, dentro da lata, em uma panela de pressão com água e levado ao fogo por 15 minutos para que cozinhe e se transforme em doce de leite.

Por fim, a dona de casa ensina que o ideal é deixar a torta na geladeira por algumas horas antes de espalhar o doce de leite usado para cobertura.

Ingredientes
  • 200 g de açúcar
  • 4 gemas
  • 1/2 Kg de biscoito de maisena
  • 2 latas de creme de leite
  • 150 g de margarina
  • 1 lata de leite condensado cozido ou a mesma quantidade de doce de leite
  • 100 g de balas jujuba

*Valores pesquisados em setembro de 2009.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes