Joana Kamil Joana Kamil 5/6/2010

Chips para a Copa do MundoVamos alimentar essa torcida sem exageros!

Nada melhor do que uma cervejinha gelada e um bom petisco para torcer pelo Brasil. Mas o que comer junto com a cerveja que não prejudique tanto a dieta? Uma ótima e saborosa opção são os chips de forno. Além de deliciosos e nutritivos, são fáceis e rápidos de preparar.

Por serem assados, os chips não prejudicam a saúde, evitando um aumento do colesterol “ruim” LDL no sangue, além de ser a melhor escolha para quem não quer ganhar peso. O uso da abobrinha é muito importante. Por conter celulose, a abobrinha age diretamente sobre as funções intestinais, e por ser fonte de ferro ajuda na formação de glóbulos vermelhos do sangue.

A pimenta do reino contém uma substância chamada piperina, responsável pela sensação de ardor e que estimula a liberação do suco gástrico, melhorando a digestão e diminuindo as flatulências causadas pela má digestão.  

Nesta receita usamos a abobrinha, que pode ser substituída pela berinjela ou pelo jiló, e a batata, que pode ser substituída pelo inhame ou pela batata baroa. Todas essas opções ficam igualmente deliciosas.

Uma dica legal para esses dias de jogo é não se esquecer de beber muita água antes, durante e depois das partidas. A água estimula o organismo a eliminar mais rápido os excessos de álcool, prejudicial à saúde.

Ingredientes
  • 1 batata fatiada em rodelas bem finas (ou inhame ou batata baroa)
  • 1 abobrinha fatiada em rodelas bem finas (ou berinjela ou jiló)
  • ½ xícara de farinha de rosca
  • ½ xícara de queijo ralado em ralo fino
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de pimenta do reino em pó
  • ½ xícara de chá de leite (preferir o desnatado)
  • 2 claras e 1 gema
Passo a passo

Pré aquecer o forno a 200 graus. Em uma vasilha bata as claras, a gema, o leite e reserve. Em outra vasilha misture a farinha, o queijo, o sal e a pimenta do reino e reserve. Passe as rodelas de abobrinha no ovo e depois na mistura de farinha e coloque em um tabuleiro até dourar, por cerca de 25 minutos. De preferência use um tabuleiro com grade. Caso contrário é preciso virar as abobrinhas a cada 10 minutos para dourar dos dois lados. Para preparar as batatas, basta colocar as rodelas em um tabuleiro untado no forno por 15 minutos ou até dourar. Para servir, salpique salsinha fresca picada, acompanha mostarda e molhos de sua preferência.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório , personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.