Joana Kamil Joana Kamil 26/6/2010

Arroz doce diferenteEm homenagem ao mês de festa junina, arroz doce caprichado!

ACESSA.com Multimídia
Imprima a receita
Leia mais:

Uma receita bem tradicional como o arroz doce não pode ficar de fora das comemorações de São João e dessa vez ele aparece bem diferente, com ingredientes bem afrodisíacos e nutritivos! Ingredientes esses como o gengibre e a canela.

O gengibre tem ação bactericida, ajuda a desintoxicar o organismo e não podemos esquecer que ele é considerado afrodisíaco, devido sua ação termogênica que também age melhorando a circulação sanguínea e, ainda por cima, o gengibre tem sido reconhecido como altamente digestivo principalmente no caso de alimentos muito gordurosos.

Para acompanhar o milagroso gengibre usamos a canela, um condimento muito aromático com ótima ação digestiva, ajudando a reduzir as flatulências, o colesterol a prevenir infecções, dores de artrite e servindo como um anticoagulante natural.

Uma dica boa é usar o leite desnatado, pois contêm menos gordura fazendo com que a receita seja de baixa caloria e caso não goste de açúcar mascavo pode-se usar um açúcar menos industrializado, como o demerara ou cristal. É impressionante o resultado, fica delicioso!

Ingredientes
  • 1 xícara de arroz cateto integral
  • 3 xícaras de água
  • 1 pau de canela
  • ½ l de leite desnatado
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • Canela em pó para polvilhar
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
Passo a passo

O primeiro passo é cozinhar o arroz na panela de pressão com a canela em pau e a água por 40 minutos. A dica é só começar a contar quando iniciar a pressão e só abra a panela depois de terminada à pressão. 

Açúcar Mascavo Adicionando leite Adicionando o gengibre à mistura

Depois de aberta a panela, certifique-se de que o arroz já secou por completo, adicione o leite e vá mexendo até ferver. O próximo passo é acrescentar o açúcar. Continue mexendo e deixe secar mais um pouco sempre em fogo baixo. Não deixe o arroz secar por completo para depois de frio continuar com aspecto cremoso. Com o fogo desligado acrescente o gengibre, mexa e arrume em uma vasilha ou em potes individuais, salpique a canela e sirva quente ou frio.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório , personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.