Artigo
Rescue: F?rmula ou Buqu? Especial
::: 01/11/2005

Neste site, em abril de 2004, dedicamos um artigo de Florais de Bach, explicando os pontos principais desta pr?tica terap?utica, inclu?da no bloco das Terapias Vibracionais.
Antes de ler o artigo deste m?s, aconselhamos voc? a dar um pulo no arquivo e ler atenciosamente a mat?ria completa. Depois, ent?o, volte a ler o texto a seguir.

Geralmente, quando se fala de "Floral", est?-se referindo ao frasco de 30ml, de cor ?mbar, manipulado em farm?cia e chamado frasco de dosagem. Hoje, por?m, abordaremos um floral especifico, ou melhor, uma f?rmula desenvolvida pelo Dr. Edward Bach para as chamadas emerg?ncias.

Rescue
O Rescue Remedy ? o ?nico composto do Sistema Floral de Bach; ? o floral mais conhecido e utilizado pelas pessoas do mundo todo. Desenvolvido para ajudar as pessoas nas situa?es de emerg?ncia e para os primeiros socorros, utiliza-se o Rescue Remedy quando a pessoa vai enfrentar ou est? enfrentando situa?es de grande tens?o f?sica, ps?quica ou emocional.
Em sua composi??o, existem cinco ess?ncias florais:

Cherry Plum (Prunus cerasifera)

Clematis (Clematis vitalba)

Impatiens (Impatiens glandulifera)

Rock Rose (Helianthemum nummularium)

Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum)


Rescue - uso e indica?es
Este floral resgata e restabelece o equil?brio, faz com que sua atitude mental fique mais equilibrada e tranq?ila. Pode-se usar via oral, como os outros florais; a indica??o b?sica ? serem ingeridas quatro gotas v?rias vezes ao dia at? o restabelecimento do equil?brio. Deve ser tomado antes de ir ao dentista, de se fazer uma prova final, ou concurso, ap?s a perda de um ente querido, etc. Tamb?m serve para aquelas pessoas submetidas a situa?es estressantes continuas (ex: pessoas que trabalham dentro dos distritos policiais). Rescue ajuda a superar o problema de maneira mais positiva.
Muitos consideram-no "o confortador".

O vestibular ? um exemplo pr?tico da utiliza??o do Rescue, uma vez que o vestibulando dever? estar em perfeita harmonia para obter resultados satisfat?rios nas provas. Neste caso, deve-se iniciar o uso do Rescue Remedy algumas semanas antes do vestibular. Assim, al?m de encontrar maior disposi??o para os estudos, no dia da prova, estar? mais tranq?ilo. Os pais tamb?m poder?o fazer uso do composto floral para poderem passar esta calma aos seus filhos.

Voc? pode utiliz?-lo, ainda, antes de fazer uma entrevista, quando for apresentar-se perante uma multid?o, pois reduz o medo e o nervosismo. Quando se est? tenso, nervoso, ou a mente n?o se tranq?iliza, antes de dormir, ele ? muito eficaz.

Ap?s um acidente, tanto para as v?timas quanto os espectadores, ele ? ?timo para aliviar o medo, trazendo conforto e seguran?a. Sua utiliza??o pode tamb?m ser feita em casos espec?ficos como:

Queimaduras - compressas com ?gua ou soro fisiol?gico para hidrata??o da pele e ap?s, o creme Rescue para terminar a cicatriza??o, mantendo o uso por via oral durante v?rios dias.
A??o cicatrizante - utilizar em cirurgias, no pr?-operat?rio uma semana antes e, no p?s-cir?rgico, at? terminar o processo.
Fraturas ?sseas - melhora o incha?o local e facilita o processo de calcifica??o ?ssea.
Ginecologia e Obstetr?cia - Na gravidez, ajuda a lidar com a ansiedade, enj?os, d? equil?brio e limpa os medos. Para o aborto espont?neo ou n?o. Nas c?licas menstruais, alivia a dor, diminuindo incha?o e a reten??o h?drica.
Odontologia - acalma pacientes com medo ou p?nico, ajuda nas cirurgias, diminuindo o sangramento e ajudando na cicatriza??o.
Plantas e animais - Limpa os traumas dos animais, sustos por diversos motivos, tristezas por perder o dono e, nas plantas elimina pulg?es e outras pragas. (principalmente se estiver associado com Crab Apple).

Al?m do "Rescue Stock" s?o fabricados tamb?m o "Rescue Creme" e o "Rescue Spray". O "Rescue Spray" pode-se usar sobre as cicatrizes em p?s-cir?rgico e borrifar nas dermatites quando est?o na fase inicial; logo que come?ar a cicatriza??o, deve ser substitu?do por "Rescue Creme" .

Assim, conforme o Dr. Edward Bach: "como todos os Florais que desenvolvi em minhas pesquisas, o Rescue n?o tem inten??o de substituir o tratamento m?dico, mas ? um apoio incalcul?vel em emerg?ncias. ? natural, inteiramente seguro e leve, n?o cria v?cio e n?o interfere em qualquer outro tratamento de sa?de.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com