Joana Kamil Joana Kamil 28/8/2010

Bolo de carne com quinua em flocosO tradicional bolo de carne, agora diferente e mais saudável

Nada como a praticidade de um bolo de carne, uma receita bem conhecida e muito utilizada pelas donas de casa para facilitar o jantar, o almoço de fim de semana ou até mesmo um lanche rápido. O delicioso bolo de carne pode ser servido quente ou frio, acompanhando uma salada ou em um sanduíche.

Vamos fugir um pouco do tradicional e utilizar um ingrediente pouco conhecido e que muitos ainda não sabem usar. A quinua em flocos pode ser usada para substituir as farinhas e até a aveia em algumas preparações, tais como vitaminas e biscoitos.

A quinua tem seu lugar. Ela era considerada pelos Incas um alimento sagrado e não é à toa que ela já fez parte da dieta de muitos astronautas. Isso tudo devido ao seu completo valor nutricional. Rica em aminoácidos essenciais, a quinua também é fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais.

O consumo da quinua tanto em grão, farinha ou flocos apresenta muitos benefícios. Podemos destacar a prevenção de doenças cardiovasculares, o combate à anemia, a melhora da memória e da imunidade. Ela ainda acelera o metabolismo, previne o envelhecimento precoce e regula o trânsito intestinal.

Para o recheio, usamos o tradicional queijo minas padrão, mas podemos ser criativos e usar uma ricota bem temperadinha com salsa e a cenoura que a receita também fica deliciosa. Bom apetite!

Ingredientes
  • ½ kg de carne moída
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de alho batido
  • ½ cebola ralada
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de molho shoyu
  • 5 colheres de sopa de quinua em flocos
  • 6 fatias de queijo minas padrão
Passo a passo

O preparo é bem simples. Em uma vasilha, tempere a carne moída com a cebola, o alho, o sal e o molho shoyu. Adicione o ovo e misture bem. Por último, adicione os flocos de quinua e amasse bem até dar liga. Com o uso de um papel filme, abra a mistura até virar um retângulo e adicione o queijo até a metade. Enrole, retire o papel filme e leve ao forno por 40 minutos até dourar. Uma boa dica é fazer esse bolo de carne com antecedência, deixar na geladeira ou no freezer e só assar quando for servir.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.