Carnaval nas cidades mineiras Blocos, desfiles, bailes e matin?s animam o Carnaval nas cidades mineiras. Confira a programa??o em algumas delas e caia na folia



Renata Solano
* Colabora??o
29/01/2008

As cidades mineiras est?o a todo vapor para dar in?cio ? festa mais esperada do ano. O Carnaval j? tem programa??o garantida nas cidades hist?ricas e naquelas localizadas a poucos quil?metros de Juiz de Fora.

Elas podem ser uma ?tima op??o para quem deseja cair na folia a aproveitar bastante este carnaval. O feriado prolongado promete muita anima??o, seja para quem quer curtir a fam?lia inteira, ou mesmo se divertir com os amigos. As pequenas cidades de Minas Gerais possuem pontos atrativos para essa ?poca do ano, pois oferecem a divers?o, o conforto e a seguran?a necess?rios para curtir e aproveitar a data.

Confira a programa??o de algumas cidades da regi?o para garantir a sua anima??o neste carnaval. Escolha a que melhor tem a ver com voc? e aproveite!

Confira algumas op?es de festas nas cidades vizinhas**
Foto de uma m?scara de carnaval Santa B?rbara do Monte Verde

Onde

Santa B?rbara do Monte Verde fica ? 60km de Juiz de Fora, no meio da estrada real.

Quando

De s?bado, dia 02 de fevereiro a ter?a-feira, dia 05 de fevereiro.

Programa??o

  • S?bado - Abertura oficial do carnaval Bloco da On?a, tem o Bloco do barril, o Bloco do Concentra mais N?o Sai e Show com Zazu? na Pra?a Principal
  • Domingo - Bloco do Pijama, Trio El?trico na cachoeira, Bloco do Chopp, Show com Zazu? na Pra?a Principal
  • Segunda-Feira - Trio El?trico na cachoeira, Show com Zazu? na Pra?a Principal, Bloco do Chopp
  • Ter?a-feira - Trio El?trico na cachoeira, Bloco Sem compromisso (Mirim), Bloco das Piranhas, Vai quem quer, Show com Zazu? na Pra?a Principal

Quem pode participar?

"Ningu?m v?m para c? assistir aos desfiles sentados na arquibancada. Os visitantes v?m para dan?ar e cantar as marchinhas. Aqui, tudo ? muito fam?lia. No mesmo lugar onde voc? v? os jovens dan?ando, v? tamb?m crian?as bem pequenas e idosos quase centen?rios. Todos cantando e dan?ando juntos", afirma afirma uma das organizadoras do evento, Maria L?cia Cruz.

Mais informa?es

Prefeitura de Santa B?rbara - (32) 3283-8244 / 3283-8272

Foto de uma m?scara de carnaval Ouro Preto

Onde

Ouro Preto que fica ? 293 km de Juiz de Fora, os shows ser?o realizados no Espa?o Folia, que fica no estacionamento do Centro de Conven?es da Universidade Federal de Ouro Preto.

Quando

De sexta-feira, dia 01 de fevereiro a ter?a-feira, dia 05 de fevereiro.

Programa??o

  • Sexta - com o show da banda baiana Jammil e Uma Noites
  • S?bado - ? vez do reggae do Manitu alegrar os foli?es junto com Caz@hara
  • Domingo - Alexandre Peixe vem de Salvador e traz muito ax? para o p?blico e a Bandabal? termina a festa
  • Segunda - pagode com o grupo Jeito Moleque e depois festa com a banda Swing e Sedu??o
  • Ter?a - Banda Zorra e Banda Os traias fecham a folia com muita anima??o

Quem pode participar?

H?, ainda os blocos tradicionais, por isso, a festa ? feita para pessoas mais velhas e tamb?m para as pessoas mais novas. Os eventos como shows s?o especiais para os jovens foli?es, maiores de 18 anos, mas a folia tradicional de Ouro Preto agrada os demais gostos com festa durante o dia inteiro.

Mais informa?es

DM Promo?es - (31) 3284-7447

Foto de uma m?scara de carnaval Visconde do Rio Branco

Onde

Cidade Visconde do Rio Branco

Quando

De quinta-feira, dia 31 de janeiro a ter?a-feira, dia 05 de fevereiro.

Programa??o

  • Quinta - desfile do bloco das piranhas
  • Festa todos os dias ? meia-noite com a banda Lex Luthor e DJ Thiago Costa
  • Folia durante o dia com blocos tradicionais da cidade
  • Domingo - matin? para as crian?as, ?s 16h

Quem pode participar?

"N?s temos um carnaval para todos os gostos, temos uma banda principal na avenida, mas temos na pra?a bandas cantando marchinhas de carnaval, por isso, o carnaval da cidade agrada o gosto dos jovens que querem se divertir, mas tamb?m das fam?lias que passam o feriado reunidas", afirma uma das organizadoras da festa, Eunice Pavini.

Mais informa?es

Prefeitura de Visconde do Rio Branco - (32) 3559-1915 / 3359-1911

Foto de uma m?scara de carnaval Tiradentes

Onde

Tiradentes que fica ? cerca de 170 km de Juiz de Fora.

Quando

De quinta-feira, dia 31 de janeiro a ter?a-feira, dia 05 de fevereiro.

Programa??o

  • Quinta - Bloco Mistura Brasil
  • Sexta - Bloco das Dom?sticas
  • S?bado - Bloco Alvorada, Bloco dos Malas, Bloco Ressuscitados, Show com a Banda Fama
  • Domingo - Show com o grupo Amigos de Rua, Bloco Batuque, Bloco Ver-te Cana, Show com a Banda Fama
  • Segunda - Show com o grupo Amigos de Rua, Bloco Simone, Bloco Beat?es da Sant?ssima, Bloco dos Abandonados, Show com a Banda Fama
  • Ter?a - Show com o grupo Amigos de Rua, Bloco Unidos do Bananal, Bloco Roma Foi Pouco, Show com a Banda Fama

Quem pode participar?

Carnaval de rua marcado pelo desfile dos blocos com fantasias irreverentes. A festa ? feita para a fam?lia se divertir, mas tamb?m para os solteiros curtirem o carnaval.

Mais informa?es

Prefeitura Tiradentes - (32) 3355-1411

Foto de uma m?scara de carnaval Barroso

Onde

Cidade de Barroso que fica ? cerca de 110 km de Juiz de Fora.

Quando

De quinta-feira, dia 31 de janeiro a ter?a-feira, dia 05 de fevereiro.

Programa??o

  • Quinta - Aquecimento com desfile dos blocos Fren?ticas com desfile de homens vestidos de mulher e Boi Mamado, al?m de samb?o na pra?a principal da cidade
  • Sexta - Abertura oficial do Carnaval, desfile de trio el?trico
  • S?bado - Desfile dos blocos Geralda e Gerardo e 51 Graus, com trio el?trico, Samb?o na Pra?a
  • Domingo - Bloco infantil da UNIPAC Barroso, Desfile das Escolas de Samba (Escola de Samba do Santa Maria e Associa??o Cultural Unidos da Avenida), samb?o na pra?a principal e trio el?trico
  • Segunda - Desfile da Escola de Samba Tudo Azul e dos blocos Boi Mamado, Garagi, Geralda e Gerardo, Tamuaki e 51 Graus, samb?o na pra?a principal e trio el?trico
  • Ter?a - Bloco infantil da UNIPAC Barroso, Desfile das Escolas de Samba (Associa??o Cultural Unidos da Avenida e Escola de Samba do Santa Maria), samb?o na pra?a principal e trio el?trico

Quem pode participar?

Barroso ? uma cidade pequena em que a fam?lia pode se divertir no carnaval de rua tradicional marcado pelos desfiles de blocos e escolas de samba, al?m disso, h? bailes nos clubes para jovens e adolescentes.

Mais informa?es

Prefeitura Barroso - (32) 3359-3008

Foto de uma m?scara de carnaval Diamantina

Ha d?cadas, Diamantina segue com a fama de um dos melhores carnavais do interior do pa?s. Por suas ruas e ladeiras hist?ricas desfilam jovens de todas as idades ao som das batucadas. O ponto alto da folia acontece em frente ao Mercado Velho, tradicional ponto tur?stico da cidade de JK. A expectativa ? receber um p?blico de 25 a 30 mil pessoas, de acordo com a organiza??o do evento. A festa come?ou na quinta-feira, dia 31 de janeiro, e vai at? quarta-feira, dia 06 de fevereiro, ?s 10h.

Mais informa?es

Secretaria de Cultura, Turismo e Patrim?nio de Diamantina (tel.: (38) 3531-9527.

Foto de uma m?scara de carnaval Mariana

O Carnaval da primeira capital mineira, Mariana, ? movido ? tradi??o e anima??o, com marchinhas e grupos folcl?ricos da cidade. Segundo a Prefeitura, o evento ter? como tema VIDA, com decora??o e atra?es carnavalescas programadas para encantar, divertir e estimular a reflex?o sobre a vida em comunidade e a import?ncia de, mais uma vez, resgatar a riqueza cultural da cidade e da regi?o.

A festa come?a sexta-feira, dia 1?, ?s 20h, com desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval Mariana 2008. Na seq??ncia haver? a abertura oficial na Pra?a Tancredo Neves.

Mais informa?es

Informa?es no site www.mariana.mg.gov.br ou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (31) 3557-9088.

Foto de uma m?scara de carnaval S?o Jo?o Del Rey

Em S?o Jo?o del-Rei, a 185 Km de Belo Horizonte, a folia dos blocos come?ou ainda no m?s de janeiro e vai at? dia 4 de fevereiro, tanto na cidade quanto nos distritos. Haver? desfiles de escolas de samba e shows em um palco montado na Avenida Tiradentes.

Na regi?o do Circuito Trilha dos Inconfidentes, al?m de S?o Jo?o del-Rei, h? outras op?es para o Carnaval, como Prados, Carrancas (conhecida como cidade das cachoeiras) e Tiradentes, onde tamb?m h? desfile de blocos. Um dos destaques ? o bloco Ver-te Cana, que desfila no domingo (3).

Mais informa?es

www.saojoaodelrei.mg.gov.br ou na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de S?o Jo?o del-Rei (32) 3372-8711 www.tiradentes.mg.gov.br ou Secretaria? Municipal de Turismo de Tiradentes (32) 3355-1212 Circuito Tur?stico Trilha dos Inconfidentes - www.trilhadosinconfidentes.tur.br ou (32) 3372-8011

** Se desejar incluir a programa??o de sua cidade, envie a programa??o, valores e quem pode participar para redacao@acessa.com.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF