Joana Kamil Joana Kamil 20/11/2010

Damascos recheados: um ótimo aperitivo para o Natal

As frutas desidratadas são ótimas fontes de vitaminas e minerais. Um bom exemplo é o damasco seco, que possui duas vezes mais vitamina A, o triplo de potássio e oito vezes mais ferro do que a fruta fresca, outro fator que se destaca no damasco seco é seu poder antioxidante que se dá devido à alta concentração de betacaroteno.

Se você é praticante de atividade física, o damasco seco é uma ótima alternativa para repor rapidamente a energia perdida no treino e como é seco pode ser levado em um recipiente fechado com muita facilidade para qualquer lugar. Isso é uma ótima dica também para quem realiza muitas refeições fora de casa.

O damasco seco é rico em fibras que regula o funcionamento intestinal, potássio que regula a pressão arterial, acido fólico que previne malformação fetal, ferro, vitaminas A, B, C e E.

A deliciosa castanha de caju é rica em aminoácidos essenciais, aumenta os níveis de HDL (colesterol bom), é fonte de gorduras insaturadas, ferro, cálcio e fósforo.

Essa receita é uma forma diferente e saudável de receber convidados para a ceia de Natal ou qualquer outra ocasião. Aproveitem!

Ingredientes
  • 25 unidades de damasco seco
  • 2 unidades de queijo tipo polenguinho
  • 3 colheres de sopa de ricota amassada
  • 1 pitada de sal
  • 50 gramas de castanha de caju triturada
Passo a passo

Amasse o queijo polenguinho e misture com a ricota até formar uma pasta, acrescente a pitada de sal e reserve. Abra os damascos, com a pasta de queijo, recheie os damascos e, em seguida, passe na castanha de caju. Sirva acompanhado de um bom vinho e, se caso for, uma tabua de queijos.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.