Artigo
Amamentar ? mesmo um ato de amor

30/11/2001

Seios fartos e rijos: esta ? a imagem da beleza feminina, exibida na m?dia e cobi?ada por vaidosas mulheres. Para ter um corpo de "deusa", muitas est?o partindo para a cirurgia pl?stica. Nesses tempos do reinado do silicone, em que vem sendo dada maior ?nfase aos seios enquanto objeto de sensualidade e sexualidade, pode ser dif?cil para algumas mulheres a quest?o da amamenta??o.

O processo de aleitamento pode, na maioria dos casos, trazer consigo o fantasma da modifica??o do seio e a mudan?a de foco desse objeto de desejo que passa a ter, tamb?m, uma outra fun??o que ? a de alimenta??o da prole.

Entretanto, tal procedimento ? muito importante para o desenvolvimento saud?vel do beb? n?o somente no plano f?sico, mas tamb?m no psicol?gico. E ? em nome desse fato que os aspectos est?ticos s?o deixados para segundo plano. J? que, de acordo com o pensamento da escritora Margaret S. Mahler, a depend?ncia da m?e com rela??o ao beb? ? parcial, permeando somente o campo emocional, e que a dele com rela??o ? m?e ? total, inserida tamb?m no plano f?sico, muitos cuidados precisam ser tomados.

Desta maneira ? importante que a m?e esteja atenta para alguns fatores. Sua forma de agir no per?odo da amamenta??o ? fundamental. ? preciso que volte toda sua aten??o para o ato, percebendo as condi?es do filho nesse momento e ser dispon?vel para a crian?a. Ao iniciar o processo de amamenta??o, algumas crian?as costumam sentir c?licas ou mesmo ter diarr?ia, o que as deixam visivelmente irritadas e algumas m?es, desesperadas. Quando isso acontece, a m?e pode fantasiar, devido ao mal-estar do beb?, que o seu leite n?o ? bom para a crian?a e, assim, pensa em suspender esse alimento. O fato ? que o leite materno n?o faz mal, mas ? interessante que se investigue as reais causas do mal-estar da crian?a.

Dois fatores podem ser consider?veis quando isso ocorre. Primeiramente, seria a adapta??o do aparelho digestivo da crian?a ? condi??o de lactente, j? que at? ent?o suas necessidades eram diretamente supridas no ?tero da m?e. O outro fator, diz respeito ? forma como o ato de amamentar ? realizado. O beb? precisa encontrar-se em um ambiente de serenidade, sem muitos est?mulos externos, bem adaptado e confort?vel ao colo. ? bom que se observe se ele engole ar ao sugar o seio, se suga bem, entre outros cuidados. As necessidades fisiol?gicas b?sicas precisam ser satisfeitas e um clima afetivo favor?vel precisa ser estabelecido.

? importante que a m?e fa?a com que o beb? a olhe no rosto, que ela cante para ele enquanto lhe d? o peito ou mesmo a mamadeira. Isso pode caracterizar a "primeira imagem visual do beb? que faz surgir o sorriso social n?o espec?fico, in?cio da atividade social perceptiva e emocional do ser humano." (Margaret Mahler)

Aquisi?es psicol?gicas gradativas do pequeno ser est?o intimamente relacionadas com o comportamento suficientemente adequado de segurar, alimentar, ou seja, os cuidados dispensados pela m?e. Mesmo quando a m?e n?o tem condi?es de produzir o leite ? interessante que ela d? a mamadeira corretamente, sustentando a crian?a com firmeza, sorrindo e conversando com ela. A crian?a capta perfeitamente, ? sua maneira, o estado emocional e afetivo da m?e, sua inseguran?a, sua ansiedade, seu medo, suas expectativas e tudo isso influencia consideravelmente o desempenho e desenvolvimento do beb?.

Ainda de acordo com Mahler, o ego ainda rudimentar do rec?m-nascido e do beb? ainda pequeno tem que ser complementado pelo v?nculo emocional do cuidado materno, uma esp?cie de simbiose social. ? dentro desta matriz de depend?ncia psicol?gica e sociobiol?gica da m?e que se d? a diferencia??o estrutural que vai levar ? organiza??o do indiv?duo: o ego em funcionamento, visando a sua adapta??o na vida.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.