Joana Kamil Joana Kamil 30/12/2010

Lombo com calda de vinho

Agora sim, estamos nos aproximando do ano de 2011, e para virar o ano com muita saúde e prosperidade nada melhor do que uma ceia de ano novo repleta de coisas gostosas e saudáveis.

Segundo a tradição, deve-se evitar comer carne de aves que ciscam para trás na ceia de réveillon. Pois esse tipo de carne como o frango e o peru significam atraso de vida. Com isso, o incentivo pela carne de porco aumenta nesta época do ano. O porco normalmente "fuça" para frente e gera muitos filhotes, o que significa prosperidade e fartura o ano todo.

O lombo é uma das partes do porco mais magras e mais indicadas para o consumo, além de muito saborosa. Diferente do pernil que é uma carne rica em colesterol.

Para o lombo, fica muito bem um acompanhamento doce, no caso, a calda de vinho é uma excelente escolha e que vem a calhar sobre a nossa saúde. O vinho é feito de uva vermelha que é rica em flavonóides, um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, protegem vasos sanguíneos e regulam a pressão arterial.

Um Feliz Ano Novo! E um 2011 com muita saúde!

Ingredientes
  • ½ colher de sopa de alho espremido com sal
  • 1 cebola ralada
  • 2 limões espremidos
  • 4 laranjas espremidas
  • 1 copo de vinho
  • 1 colher de sopa de açúcar

Passo a passo

Lave o lombo com 1 limão, fure ele todo com uma faca e tempere com o alho e a cebola. Deixe descansar por 30 minutos. Leve ao forno e, de 10 em 10 minutos, regue o lombo com o caldo do limão misturado com a laranja até dourar por aproximadamente uma hora.

Para a calda, em uma panela, misture o vinho e o açúcar e deixe reduzir até virar uma calda grossa, acrescente o caldo do lombo que está no tabuleiro e deixe ferver. Depois de fatiado, jogue a calda por cima do lombo. Sirva quente ou frio.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.