Joana Kamil Joana Kamil 19/3/2011

Salada fresca de baroa. Sabor exótico, simplesmente delicioso

Salada fresca de baroaContinuando com as receitas de verão, que tal uma salada de batatas, mas sem maionese? Sim, é possível! Nessa receita escolhemos a batata baroa que acompanha muito bem qualquer tipo de carne.

A batata baroa é fonte de potássio, ferro, fósforo, niacina, além de seu alto teor de carboidratos, o que a torna uma importante e saudável fonte de energia. Seu amido é de fácil digestão, fazendo com que a baroa seja uma aliada na alimentação infantil e de idosos.

Não podemos esquecer que a baroa contém vitamina C, betacaroteno e é diurética, pois elimina o excesso de água do organismo facilitando a eliminação da urina, por isso, é tão indicada para pacientes renais.

A salsinha é usada para dar um sabor aromático à salada e, além disso, é uma excelente fonte de vitamina C, principalmente quando consumida crua como nessa receita.

Para finalizar a receita, usamos o iogurte para substituir a maionese, uma excelente fonte nutricional. O consumo regular de iogurte é importantíssimo, pois disponibiliza nutrientes indispensáveis para um organismo saudável. Proteínas de alto valor biológico ricas em aminoácidos essenciais, cálcio super biodisponível, vitaminas A e do complexo B são alguns dos nutrientes encontrados no nosso querido iogurte.

Além disso, o iogurte tem uma boa tolerância digestiva em qualquer organismo, até para aqueles que não conseguem digerir a proteína do leite (lactose), pois, as bactérias lácteas do iogurte ajudam a separar a lactose em glicose e galactose que possuem efeitos benéficos para o intestino.

Ingredientes
  • 10 batatas baroa picada em cubos
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • ½ xícara de salsinha picada
  • Sal a gosto
Passo a passo

Cozinhe as batatas no vapor e reserve. Em uma tigela, misture o iogurte, o azeite, o sal e a salsinha. Leve a geladeira. Misture a baroa já cozida e fria no tempero de iogurte e volte à geladeira. Sirva em seguida.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.