Joana Kamil Joana Kamil 17/12/2011


Bruschettas de tomate com pesto de manjericão. Uma deliciosa entrada para a ceia

Foto da brusquettaCom a chegada do Natal, vem a preocupação com as comidas deliciosas e tradicionais desta época do ano que, muitas vezes, são ricas em açúcares ou gorduras. Isso leva abaixo a rotina alimentar do ano todo.

Para se festejar o Natal, nem sempre são precisos tantos exageros gastronômicos, por isso, uma dica boa é sempre tentar substituir os alimentos fritos por assados. No caso de doces, optar por aqueles que levem frutas. Lembrar de beber bastante líquido, principalmente se ingerir bebidas alcoólicas e não se esquecer de manter a caminhada em dia.

A receita da semana é uma opção de entrada bem leve para a ceia de Natal, mas sem perder o paladar e a beleza. O tomate é uma fruta, por isso seu sabor adocicado e ácido ao mesmo tempo. De longe, é a melhor fonte de licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, principalmente o câncer de próstata. O manjericão é um alimento bem aromático, fonte de vitaminas e minerais, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Ingredientes
  • 1 pão italiano redondo
  • azeite extra-virgem
  • sal a gosto
  • pimenta do reino
  • 1 ramo de manjericão
  • 1 dente de alho
  • tomates italianos picados em cubos sem semente
Passo a passo

Fatie o pão. Bata o manjericão com o azeite e com o alho. Pré-aqueça o forno. Passe o pesto de manjericão sobre as fatias de pão italiano, salpique sal, adicione os tomates, coloque a pimenta do reino e, para finalizar, regue com azeite extra-virgem e leve ao forno por 20 minutos.

Para preparar a entrada, você vai precisar de um pão italiano redondo;

Azeite extra-virgem, sal e pimenta do reino;

Tomates italianos picados em cubos sem semente;

Um dente de alho,

E um ramo de manjericão.

Bata o manjericão com o azeite e com o alho.

Passe o pesto de manjericão sobre as fatias de pão italiano,

Salpique sal,

Adicione os tomates,

Coloque a pimenta do reino,

E regue com o azeite.

Coloque para assar, em forno pré-aquecido, por 20 minutos.

Estão prontas as bruschettas.

« »

Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.

ACESSA.com - Bruschettas com pesto de manjeric?o. Uma deliciosa entrada para a ceia