• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 23/11/2013

    Inove com prato mexicano à base de tortilhas de milho

    Pimenta. Quando se fala em prato mexicano essa associação é praticamente sagrada, e como a coluna de hoje traz uma receita inspirada em um autêntico prato caseiro do México, é claro que vai ser apimentada.

    A pimenta jalapeño talvez seja a amostra mais conhecida das pimentas mexicanas e oferece equilíbrio de sabor e ardência, mas para esta receita, eu gosto de usar a chipotle, que na verdade é a jalapeño defumada. Deliciosa. Você pode usar qualquer uma, desde os flocos da calabresa, molho de pimenta ou páprica picante.

    Vamos usar também outro ingrediente muito empregado na culinária mexicana, justamente por se dar muito bem com especiarias de sabor mais acentuados, como a pimenta, mas que sempre deve ser usado com moderação: o cominho, que, apesar do forte cheiro de terra, mistura o adocicado com um toque de pimenta-do-reino.

    A torta mexicana é uma opção diferente e ainda dá para aproveitar aquelas migalhas que sempre sobram no pacote de tortilhas de milho, ingrediente que servirá como a massa da torta.

    E o sal? Além da pimenta, as tortilhas também já são bem temperadas. Eu costumo fazer essa receita sem usar sal.

    A torta leva queijo que também tem sal. A acidez do iogurte, outro ingrediente da receita, ajuda a dar tempero e, no conjunto, o sal pode ser mesmo dispensado. Até o frango que vai no recheio prefiro cozinhar sem nada.

    Torta Mexicana

    Ingredientes

    • 1 peito de frango desfiado
    • 1 lata de tomate pelado
    • 1 cebola roxa
    • 1 colher de chá de cominho em pó
    • 3 dentes de alho
    • 200 ml de iogurte (desnatado ou integral)
    • 150 gramas de queijo mozarela
    • 200 gramas de tortilhas chip de milho sabor queijo nacho
    • 1 colher de sopa de óleo
    • pimenta a gosto

    Passo a Passo

    Descasque uma cebola roxa e pique-a grosseiramente. No copo do liquidificador, coloque a cebola, três dentes de alho e pimenta a gosto.

    Dica: Lembre-se que os chips de tortilhas de milho já são picantes. Então não exagere na pimenta.

    Acrescente uma lata de tomate pelado e bata tudo até obter um molho homogêneo. Reserve.

    Em uma panela, aqueça uma colher de sopa de óleo e acrescente uma colher de chá de cominho em pó. Frite por alguns segundos e coloque o molho de tomate batido. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Se ver a necessidade, acerte o sal.

    Dica: Como depois de montada a torta ainda vai ao forno é importante não deixar o molho apurar por muito tempo para não perder muito o seu suco e acabar virando uma pasta.

    Pré-aqueça o forno a 180o C.

    Para a montagem, forre o fundo de um refratário com 100 gramas de tortilhas de milho. Depois, metade do peito de frango desfiado. Cubra com 100 gramas de iogurte e por cima metade do molho de tomate. Por último, use metade do queijo mozarela.

    Repita os ingredientes: Tortilha. Frango. Iogurte. Molho de tomate. Queijo.

    Agora é só levar ao forno para gratinar, por cerca de 20 minutos.

    Se fizer a receita para um lanche, nem precisa de acompanhamentos. Para um almoço, sirva com arroz branco ou salada.

    E aí, o que acharam?

    1 peito de frango desfiado 1 lata de tomate pelado 1 cebola roxa 1 colher de chá de cominho em pó 3 dentes de alho 200 ml de iogurte (desnatado ou integral) 150 gramas de queijo mozarela 200 gramas de tortilhas chip de milho sabor queijo nacho 1 colher de sopa de óleo Pimenta a gosto Descasque uma cebola roxa e pique-a grosseiramente. No copo do liquidificador, coloque a cebola, três dentes de alho e pimenta a gosto.<br>DICA: Lembre-se que os chips de tortilhas de milho já são picantes, então não exagere na pimenta. Acrescente uma lata de tomate pelado. Bata tudo até obter um molho homogêneo. Reserve. Em uma panela, aqueça uma colher de sopa de óleo. Acrescente uma colher de chá de cominho em pó. Frite por alguns segundos e coloque o molho de tomate batido. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Se ver a necessidade, acerte o sal.<br>DICA: Como depois de montada a torta ainda vai ao forno é importante não deixar o molho apurar por muito tempo para não perder muito o seu suco e acabar virando uma pasta. Pré-aqueça o forno a 180° C.<br>Para a montagem, forre o fundo de um refratário com 100 gramas de tortilhas de milho. Depois, metade do peito de frango desfiado. Cubra com 100 gramas de iogurte. Por cima metade do molho de tomate. Por último, use metade do queijo mozarela. Repita os ingredientes: Tortilha. Frango. Iogurte. Molho de tomate. Queijo. Agora é só levar ao forno para gratinar, por cerca de 20 minutos.

    Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.