Vai uma ma?a a?? Crua, assada, em saladas ou at? como aperitivo, a ma?a ? fonte de fibras
e ajuda na nutri??o das c?lulas intestinais

S?lvia Zoche
Rep?rter
22/09/2005

T?o comum em bancas de frutas, a ma?? - verde ou vermelha - ? usada em diferentes receitas e muito saboreada. A fruta incrementa as saladas, vitaminas, bolinhos assados, ch?s e, claro, as famosas ma??s do amor.

El?dio de Almeida Lopes e Ana Maria de Ara?jo s?o loucos pela fruta. Ana diz que antes de dormir ? "sagrado" ela saborear uma ma??. "Nossa, acho que n?o consigo dormir se n?o comer uma ma?? antes. Fico relaxada na hora. Fiz mercado e comprei um mam?o, seis laranjas e um saco cheio de ma??", conta.

J? El?dio, se pudesse, "comeria umas seis ma??s por dia", principalmente, a nacional. "O sabor da ma?? nacional ? melhor que a argentina. E gosto dela crua". Na banca de frutas de Maria Jos? Montinotti a prefer?ncia tamb?m ? pela nacional. S? que ela acaba vendendo a argentina. "? que a nacional, ?s vezes, est? amassada. Desse jeito, ningu?m compra", diz.

foto de uma receita usando ma?? foto de uma salada de frutas

Como a ma?? possui dois tipos de a?cares, frutose e glicose, El?dio tenta se conter e comer meia ma?? por dia. "? dif?cil, mas n?o posso exagerar, porque sou diab?tico". O nutricionista Arnaldo Pinheiro diz que El?dio est? correto em n?o exagerar, para n?o aumentar o n?vel de glicose.

Caracter?sticas
A ma?? (Pyrus malus) ? da fam?lia das ros?ceas e um de seus tipos ? usada para fabricar vinagres e bebidas. Lembra na passagem do ano que algumas pessoas comemoram bebendo cidra? A fruta tamb?m pode ser desidratada, que ? usada em ch?s e at? como aperitivos.
fotos de ma??s foto de um ch? de ma??

A fruta cont?m, em m?dia, segundo o nutricionista, 65 cal por 100g, o que equivale a uma ma?? m?dia. Possui 6mg de vitamina C e ? fonte de pot?ssio, f?sforo, s?dio, vitaminas do complexo B e pequena quantidade de vitamina A.

? rica em pectina, tipo de fibra, "o que ajuda na nutri??o das c?lulas intestinais, tanto enter?citos quanto colon?citos". Possui a??o desentoxicante, contribui no tratamento de colesterol, gota, gastrite e ?lceras duodenais. Arnaldo diz que na Inglaterra existe um ditado: "Uma ma?? por dia mant?m o m?dico longe".

Anote as receitas
Receitas existem v?rias, tanto salgadas quanto doces. Fernanda de Oliveira Ricardo adora comer ma?? cortada em fatias com leite condensado. "? uma del?cia, mas tem muita caloria".

Para fazer ch?, voc? pode comprar em saquinhos, desidratadas ou fazer como Hilda Gomide. Ela usa a casca da ma??, com canela e dois cravos, ?gua na quantidade desejada e ferve. "? saboroso e calmante", acredita.

Os internautas nos enviaram algumas dicas com diferentes receitas. Clique e confira:

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.