• Assinantes
  • Autenticação
  • Frutas

    Vai uma maça aí? Crua, assada, em saladas ou até como aperitivo, a maça é fonte de fibras
    e ajuda na nutrição das células intestinais

    Sílvia Zoche
    Repórter
    22/09/2005

    Tão comum em bancas de frutas, a maçã - verde ou vermelha - é usada em diferentes receitas e muito saboreada. A fruta incrementa as saladas, vitaminas, bolinhos assados, chás e, claro, as famosas maçãs do amor.

    Elídio de Almeida Lopes e Ana Maria de Araújo são loucos pela fruta. Ana diz que antes de dormir é "sagrado" ela saborear uma maçã. "Nossa, acho que não consigo dormir se não comer uma maçã antes. Fico relaxada na hora. Fiz mercado e comprei um mamão, seis laranjas e um saco cheio de maçã", conta.

    Já Elídio, se pudesse, "comeria umas seis maçãs por dia", principalmente, a nacional. "O sabor da maçã nacional é melhor que a argentina. E gosto dela crua". Na banca de frutas de Maria José Montinotti a preferência também é pela nacional. Só que ela acaba vendendo a argentina. "É que a nacional, às vezes, está amassada. Desse jeito, ninguém compra", diz.

    foto de uma receita usando maçã foto de uma salada de frutas

    Como a maçã possui dois tipos de açúcares, frutose e glicose, Elídio tenta se conter e comer meia maçã por dia. "É difícil, mas não posso exagerar, porque sou diabético". O nutricionista Arnaldo Pinheiro diz que Elídio está correto em não exagerar, para não aumentar o nível de glicose.

    Características
    A maçã (Pyrus malus) é da família das rosáceas e um de seus tipos é usada para fabricar vinagres e bebidas. Lembra na passagem do ano que algumas pessoas comemoram bebendo cidra? A fruta também pode ser desidratada, que é usada em chás e até como aperitivos.
    fotos de maçãs foto de um chá de maçã

    A fruta contém, em média, segundo o nutricionista, 65 cal por 100g, o que equivale a uma maçã média. Possui 6mg de vitamina C e é fonte de potássio, fósforo, sódio, vitaminas do complexo B e pequena quantidade de vitamina A.

    É rica em pectina, tipo de fibra, "o que ajuda na nutrição das células intestinais, tanto enterócitos quanto colonócitos". Possui ação desentoxicante, contribui no tratamento de colesterol, gota, gastrite e úlceras duodenais. Arnaldo diz que na Inglaterra existe um ditado: "Uma maçã por dia mantém o médico longe".

    Anote as receitas
    Receitas existem várias, tanto salgadas quanto doces. Fernanda de Oliveira Ricardo adora comer maçã cortada em fatias com leite condensado. "É uma delícia, mas tem muita caloria".

    Para fazer chá, você pode comprar em saquinhos, desidratadas ou fazer como Hilda Gomide. Ela usa a casca da maçã, com canela e dois cravos, água na quantidade desejada e ferve. "É saboroso e calmante", acredita.

    Os internautas nos enviaram algumas dicas com diferentes receitas. Clique e confira:

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.