Laranja O que importa ? que esta fruta ? rica em vitamina C

S?lvia Zoche
Rep?rter
24/11/2005
A laranja, gostosa para fazer sucos, como o suco de laranja, cenoura e beterraba, ? rica em vitamina C. A do tipo ba?a, tamb?m chamada de laranja-de-umbigo, ? rica em sumo e, por isso, uma grande aliada para a prepara??o desta bebida. Para o suco dos beb?s, a lima ? mais indicada, porque o n?vel de acidez ? pequeno. J? nos sucos prontos e em p?, o sabor com esta fruta ? um dos mais encontrados. A desvantagem ? que n?o possui a vitamina C, como no suco natural.

A laranja-da-terra ? mais ?cida e usada para fazer doces em copota; inclusive, a casca tamb?m pode ser utilizada, neste caso. A fruta possui uma colora??o forte, com alguns tons avermelhados e n?o ? grande.

A do tipo seleta ? boa para se fazer sucos, mas n?o ? recomendada para os preparos em culin?ria, como molho de laranja, usado, por exemplo, na receita de gelado de baunilha e canela com molho de laranja. Para fazer gel?ia, use a laranja do tipo p?ra.

Laranja em compota Suco em p?

? muito comum encontrar receitas de bolo de laranja, que levam a laranja natural e n?o a ess?ncia. Uma fatia deste bolo acompanhada de um cafezinho, preparado na hora, deixa o lanche da tarde especial. Al?m de vitamina C, a fruta tamb?m possui vitaminas do complexo B, um pouco de vitamina A.

Fonte:www.hortalimpa.com.br

Hora da receita
Uma receita com a cara do ver?o! A culinarista, Luzimar Evaristo, mostra como fazer um coquetel de frutas - com ou sem ?lcool. Dos quatro tipos de suco, somente o da laranja ? natural. "Mas a fruta tem que ser doce", avisa.

A quantidade dos ingredientes vai depender do n?mero de pessoas que ser? servida. Gelo e vodka ficam a gosto de cada um.

  • 1 copo de suco de uva (de garrafa)
  • 1 copo de groselha
  • 1 copo de suco de abacaxi
  • 1/2 copo de suco de maracuj? (de garrafa)
  • 1 lata de creme de leite com ou sem soro
  • 3 colheres (sopa) de a?car
  • Suco de 12 laranjas doces (natural)
  • Vodka ou champanhe

    Bata tudo no liq?idificador, menos o suco da laranja. Depois misture o suco. O rendimento deve ser de, mais ou menos, dois litros de coquetel.

    Um jeito diferente de servir um dos coquet?is ? cheio de estilo. Assim que colocar na ta?a, pegue uma casca de laranja, fure-a com tr?s palitos - para que n?o caia no coquetel, coloque um pouco de a?car e ?lcool. Coloque fogo no a?car e sirva. Chique, n?o? Decore como quiser.

  • Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.