• Assinantes
  • Autenticação
  • Frutas

    Caqui Estamos na safra do caqui. Apesar de ser muito doce,
    a fruta pode ser consumida pelos diabéticos

    Sílvia Zoche
    Repórter
    23/05/2006
    Tudo bem que a gente acaba comendo mais frutas durante o verão, porque a gente quer se refrescar. Mas é importante não deixar de lado essas delícias que a natureza nos proporciona em cada estação. Elas são importantes fontes de fibras e vitaminas, por exemplo.

    Agora, é época de uma fruta muito gostosa e macia, que algumas pessoas chegam a confundir com o tomate, por sua aparência. Até o nutricionista, Arnaldo Pinheiro, certa vez, levou tomate para casa pensando que era caqui. "Eu estava correndo, peguei o tomate crente que era caqui. Quando cheguei em casa é que fui perceber", conta, rindo.

    A dona de uma banca de frutas, Maria José, diz que é comum alguns de seus clientes não levarem o caqui, porque acham parecido com tomate. "Mesmo nunca tendo provado. Mas tem muita gente que compra e gosta", diz.

    Foto:
ACESSA.com Foto:
ACESSA.com

    Entre as espécies do caqui - de nome científico Diospyros kaki L., da família das Ebenáceas, estão o coração-de-boi, rama-forte, taubaté, chocolate e estrela. O nome caqui veio de seu continente de origem, a Ásia, e significa amarelo-escuro. Maria José diz que tem uma espécie que, realmente, é mais amarelada e mais firme. "As mais vermelhas são mais doces". Arnaldo explica que este doce vem da frutose e não da glicose, como muitos pensam. Por isso, o caqui, segundo ele, é liberado para os diabéticos. "É uma fruta muito doce, porque a frutose adoça cinco vezes mais que a glicose".

    O caqui também é um tônico estomacal, indicado nos casos de problemas do fígado e das vias respiratórias. Quanto ainda está verde, é indicado no combate da diarréia. Ao amadurecer, tem ação laxativa. Isso tudo, porque o caqui é adstringente.

    Cada 100g desta fruta possui 72 calorias e é rica em fósforo, vitamina A, C e complexo B, além do licopeno. "O licopeno é o pigmento vermelho, importante na prevenção do câncer de próstata", diz Arnalado. A casca pode ser consumida e é uma forma de se ingerir fibra.

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    Dê sua opinião sobre esta matéria.
    Envie um e-mail para redacao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.