• Assinantes
  • Autenticação
  • Frutas

    Melancia Esta fruta tem safra o ano inteiro, mas novembro e dezembro é sua a melhor época

    Sílvia Zoche
    Repórter
    11/11/2006
    Foto da melancia

    Suculenta, doce, uma delícia! A melancia é uma fruta que faz sucesso nas mesas. Possui 90% de água e é da família das cucurbitáceas. O único trabalho que dá é carregar aquele peso todo para casa e depois cortá-la.

    Mas em alguns lugares, os vendedores cortam a fruta ao meio, facilitando o transporte até em casa. Para protegê-la de insetos e contato direto com o ar, é só envolver em um filme plástico.

    Quem procurar pela fruta nas bancas de Juiz de Fora vai encontrar a variedade mais comum, de interior vermelho e casca verde rajada. Este tipo tem safra o ano inteiro, mas o forte da safra é em novembro e dezembro, época de altas temperaturas. "Combina com o verão", diz o comerciante Cláudio Marinho da Costa. Durante a entre safra, além do preço ficar um pouco mais alto, o sabor da fruta não é tão saboroso. "Ela fica mais esbranquiçada e não tão doce", diz outro comerciante, Joaquim Eduardo de Andrade Guedes.

    Foto de uma banca de frutas com várias pêras Foto de uma banca de frutas com várias pêras

    Para a dona de uma barraca de frutas, Maria José Montinotti, além de combinar com o calor, a melancia é a fruta nacional com a "cara" do natal. Ela não sabe explicar muito bem o motivo. Talvez as cores verde e vermelha influenciem no ponto de vista de Maria.

    Para decorar as mesas, uma dica é cortá-la ao meio, no sentido da raiz, e fazer serrilhados na casca. Uma dica de Joaquim é fazer um suco com a melancia, misturar vinho, jogar frutas como uva, maçã, laranja, manga e fazer um delicioso ponche. Em casos de ressaca, ele recomenda tomar o suco de melancia bem gelado.

    Foto de uma banca de frutas com várias pêras Foto de uma banca de frutas com várias pêras

    Além da melancia de interior vermelho, existe uma de tamanho menor e casca totalmente verde, com o interior bem amarelo. Joaquim e Cláudio dizem que esta espécie só chega em suas barracas em dezembro. Ela é bem menor do que a outra e Cláudio diz que poucas pessoas conhecem e procuram por ela. "O sabor dela é quase o mesmo da outra. E esta não tem semente".

    Foto de uma banca de frutas com várias pêras Foto de vidros fechados de doce de pêra

    Para saber se ela está madura, a dica é dar umas batidas. "O som não pode ser oco, não. Tem que ser firma", avisa Joaquim. Depois de madura, a melancia dura uma semana quando está fechada, em lugar fresco. Depois de aberta, cerca de dois dias, segundo o comerciante. Só que ao abrir, é bom conservá-la na geladeira, avisa Cláudio.

    Propriedades*

    A melancia é considerada hidratante por sua quantidade de água, possui vitaminas do Complexo B e C, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro; licopeno e glutationa. Cada 100 gramas possui 31 calorias.

    É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. Seu suco provoca eliminação de ácido úrico e contribui para limpeza do estômago e o intestino. Também é indicada para tratar acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta, e ainda rotege contra o câncer e oxidação celular.

    * Fonte: www.agrobyte.com.br

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.