Melancia Esta fruta tem safra o ano inteiro, mas novembro e dezembro ? sua a melhor ?poca

S?lvia Zoche
Rep?rter
11/11/2006
Foto da melancia

Suculenta, doce, uma del?cia! A melancia ? uma fruta que faz sucesso nas mesas. Possui 90% de ?gua e ? da fam?lia das cucurbit?ceas. O ?nico trabalho que d? ? carregar aquele peso todo para casa e depois cort?-la.

Mas em alguns lugares, os vendedores cortam a fruta ao meio, facilitando o transporte at? em casa. Para proteg?-la de insetos e contato direto com o ar, ? s? envolver em um filme pl?stico.

Quem procurar pela fruta nas bancas de Juiz de Fora vai encontrar a variedade mais comum, de interior vermelho e casca verde rajada. Este tipo tem safra o ano inteiro, mas o forte da safra ? em novembro e dezembro, ?poca de altas temperaturas. "Combina com o ver?o", diz o comerciante Cl?udio Marinho da Costa. Durante a entre safra, al?m do pre?o ficar um pouco mais alto, o sabor da fruta n?o ? t?o saboroso. "Ela fica mais esbranqui?ada e n?o t?o doce", diz outro comerciante, Joaquim Eduardo de Andrade Guedes.

Foto de uma banca de frutas com v?rias p?ras Foto de uma banca de frutas com v?rias p?ras

Para a dona de uma barraca de frutas, Maria Jos? Montinotti, al?m de combinar com o calor, a melancia ? a fruta nacional com a "cara" do natal. Ela n?o sabe explicar muito bem o motivo. Talvez as cores verde e vermelha influenciem no ponto de vista de Maria.

Para decorar as mesas, uma dica ? cort?-la ao meio, no sentido da raiz, e fazer serrilhados na casca. Uma dica de Joaquim ? fazer um suco com a melancia, misturar vinho, jogar frutas como uva, ma??, laranja, manga e fazer um delicioso ponche. Em casos de ressaca, ele recomenda tomar o suco de melancia bem gelado.

Foto de uma banca de frutas com v?rias p?ras Foto de uma banca de frutas com v?rias p?ras

Al?m da melancia de interior vermelho, existe uma de tamanho menor e casca totalmente verde, com o interior bem amarelo. Joaquim e Cl?udio dizem que esta esp?cie s? chega em suas barracas em dezembro. Ela ? bem menor do que a outra e Cl?udio diz que poucas pessoas conhecem e procuram por ela. "O sabor dela ? quase o mesmo da outra. E esta n?o tem semente".

Foto de uma banca de frutas com v?rias p?ras Foto de vidros fechados de doce de p?ra

Para saber se ela est? madura, a dica ? dar umas batidas. "O som n?o pode ser oco, n?o. Tem que ser firma", avisa Joaquim. Depois de madura, a melancia dura uma semana quando est? fechada, em lugar fresco. Depois de aberta, cerca de dois dias, segundo o comerciante. S? que ao abrir, ? bom conserv?-la na geladeira, avisa Cl?udio.

Propriedades*

A melancia ? considerada hidratante por sua quantidade de ?gua, possui vitaminas do Complexo B e C, sais minerais como c?lcio, f?sforo e ferro; licopeno e glutationa. Cada 100 gramas possui 31 calorias.

? recomendada para quem tem press?o alta, reumatismo ou gota. Seu suco provoca elimina??o de ?cido ?rico e contribui para limpeza do est?mago e o intestino. Tamb?m ? indicada para tratar acidez estomacal, obesidade, bronquites cr?nicas, problemas de boca e garganta, e ainda rotege contra o c?ncer e oxida??o celular.

* Fonte: www.agrobyte.com.br

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.