• Assinantes
  • Autenticação
  • Frutas

    "Da manga rosa, quero o gosto e o sumo..." Boa de se comer pura, em saladas, em doces, salgados e
    algumas variedades têm o ano inteiro

    Sílvia Zoche
    Repórter
    06/01/2007

    "Da manga rosa quero o gosto e o sumo...". Assim começa a música Morena Tropicana, de Alceu Valença e Vicente Barreto. É fruta de comer se lambuzando mesmo, seja retirando toda a casca ou fazendo um pequeno furo em uma de suas extremidades e retirando o caldo.

    Há quem prefira cortar os pedaços e comer de garfo e faca, mas não escapa do sumo doce que dela sai. Quem tem quintal com uma mangueira - árvore que dá a manga - dizem que o melhor é pegar a fruta in loco e se deliciar sentado a sombra da árvore. Entre suas propriedades nutricionais destacam-se as vitamina C e do complexo B, além de ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

    Entre suas variedades estão a manga Ubá, a Tommy Atkins, a Palmer, a Keitt, a Espada, a Aden, a Espadinha... São muitas, mas aqui na região de Juiz de Fora encontram-se facilmente para vender a Tommy, a Palmer e a Ubá. Só que está última começa sua safra no fim de novembro e vai até o fim de fevereiro. Já as outras duas são encontradas o ano inteiro.

    Foto do comerciante Marcio Henrique O comerciante de hortifrutigranjeiros Marcio Henrique (foto ao lado), que trabalha nesta área há 40 anos, conta que vende cerca de duas a três caixas por semana de manga Ubá. "Só não vendo mais, porque tem muita gente vendendo na rua", diz.

    Isso acontece não só nas ruas da cidade, como nas estradas. Quem vai em direção a cidade de Ubá, por exemplo, avista várias barraquinhas improvisadas com poucos metros de distância uma da outra. Todas com mais de uma lata de manga para vender.

    Na hora de escolher

    Foto de uma manga Palmer Segundo Marcio, manga boa é aquela que está firme. "Manga mole perde o sabor". Já a comerciante Maria das Mercês garante que a fruta só está no ponto exala seu "perfume". "Senão, fica sem gosto", garante. Quando está madura, é bom consumi-la no máximo até dois dias.

    Antes de consumir, é necessário lavar a casca. Além de higiene, isso afasta aqueles mosquitos que ficam rondando a fruteira. "Quanto mais madura, mais atrai mosquito", afirma Marcio.

    A mais consumida nesta época é a Ubá, seguida da Palmer. Por ter sua safra somente durante três meses, a Ubá é bastante procurada, além de ficar com o preço mais baixo que as outras. Em compensação, a Palmer é maior e quase não possui fibras, além de ser bem doce.

    Foto do comerciante JOsé Carlos de Freitas O dono de uma barraca de frutas José Carlos de Freitas (foto ao lado) diz que só vende a Palmer e em um dia vendeu quase três caixas da fruta. "Um rapaz veio me oferecer a Ubá e eu disse que eu não quero. Essa todo mundo tem", justitfica.

    Muito procurada por donos de restaurantes, como conta Maria das Mercês, desmancha na boca e é ótima para se preparar um creme. "É muito gostosa". Já a Tommy ela aconselha para quem quer fazer doces, como a mangada, feita em tacho, vendida em forma de barra. "As fibras deixam o doce mais firme".

    Quem quiser guardar a manga na geladeira, não precisa se acanhar. Mercês garante que ela dura cerca de cinco dias se for armazenada dentro de um plástico.

    Foto de várias mangas Ubá Foto de várias mangas Ubá Foto de manga Palmer
    Só Sabor

    Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características da manga, confira algumas receitas enviadas pelos internautas com esta fruta que dá água na boca.

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.