"Da manga rosa, quero o gosto e o sumo..." Boa de se comer pura, em saladas, em doces, salgados e
algumas variedades t?m o ano inteiro

S?lvia Zoche
Rep?rter
06/01/2007

"Da manga rosa quero o gosto e o sumo...". Assim come?a a m?sica Morena Tropicana, de Alceu Valen?a e Vicente Barreto. ? fruta de comer se lambuzando mesmo, seja retirando toda a casca ou fazendo um pequeno furo em uma de suas extremidades e retirando o caldo.

H? quem prefira cortar os peda?os e comer de garfo e faca, mas n?o escapa do sumo doce que dela sai. Quem tem quintal com uma mangueira - ?rvore que d? a manga - dizem que o melhor ? pegar a fruta in loco e se deliciar sentado a sombra da ?rvore. Entre suas propriedades nutricionais destacam-se as vitamina C e do complexo B, al?m de ferro, f?sforo, c?lcio, pot?ssio, magn?sio e zinco.

Entre suas variedades est?o a manga Ub?, a Tommy Atkins, a Palmer, a Keitt, a Espada, a Aden, a Espadinha... S?o muitas, mas aqui na regi?o de Juiz de Fora encontram-se facilmente para vender a Tommy, a Palmer e a Ub?. S? que est? ?ltima come?a sua safra no fim de novembro e vai at? o fim de fevereiro. J? as outras duas s?o encontradas o ano inteiro.

Foto do comerciante Marcio Henrique O comerciante de hortifrutigranjeiros Marcio Henrique (foto ao lado), que trabalha nesta ?rea h? 40 anos, conta que vende cerca de duas a tr?s caixas por semana de manga Ub?. "S? n?o vendo mais, porque tem muita gente vendendo na rua", diz.

Isso acontece n?o s? nas ruas da cidade, como nas estradas. Quem vai em dire??o a cidade de Ub?, por exemplo, avista v?rias barraquinhas improvisadas com poucos metros de dist?ncia uma da outra. Todas com mais de uma lata de manga para vender.

Na hora de escolher

Foto de uma manga Palmer Segundo Marcio, manga boa ? aquela que est? firme. "Manga mole perde o sabor". J? a comerciante Maria das Merc?s garante que a fruta s? est? no ponto exala seu "perfume". "Sen?o, fica sem gosto", garante. Quando est? madura, ? bom consumi-la no m?ximo at? dois dias.

Antes de consumir, ? necess?rio lavar a casca. Al?m de higiene, isso afasta aqueles mosquitos que ficam rondando a fruteira. "Quanto mais madura, mais atrai mosquito", afirma Marcio.

A mais consumida nesta ?poca ? a Ub?, seguida da Palmer. Por ter sua safra somente durante tr?s meses, a Ub? ? bastante procurada, al?m de ficar com o pre?o mais baixo que as outras. Em compensa??o, a Palmer ? maior e quase n?o possui fibras, al?m de ser bem doce.

Foto do comerciante JOs? Carlos de Freitas O dono de uma barraca de frutas Jos? Carlos de Freitas (foto ao lado) diz que s? vende a Palmer e em um dia vendeu quase tr?s caixas da fruta. "Um rapaz veio me oferecer a Ub? e eu disse que eu n?o quero. Essa todo mundo tem", justitfica.

Muito procurada por donos de restaurantes, como conta Maria das Merc?s, desmancha na boca e ? ?tima para se preparar um creme. "? muito gostosa". J? a Tommy ela aconselha para quem quer fazer doces, como a mangada, feita em tacho, vendida em forma de barra. "As fibras deixam o doce mais firme".

Quem quiser guardar a manga na geladeira, n?o precisa se acanhar. Merc?s garante que ela dura cerca de cinco dias se for armazenada dentro de um pl?stico.

Foto de v?rias mangas Ub? Foto de v?rias mangas Ub? Foto de manga Palmer
S? Sabor

Agora que voc? j? conhece um pouco mais sobre as caracter?sticas da manga, confira algumas receitas enviadas pelos internautas com esta fruta que d? ?gua na boca.

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.