• Assinantes
  • Autenticação
  • Frutas

    Uva Rica em vitaminas A, B1, B3, B6, C, a fruta tem poder antioxidante,
    responsável pelo rejuvenescimento

    Renata Cristina
    Repórter
    29/06/2007

    Uma das mais antigas frutas cultivadas pela humanidade, a uva teve origem na Ásia, há 6.000 AC. Nessa época, os pesquisadores acreditam que as parreiras ainda não eram plantadas, mas recolhidas sobre árvores e arbustos.

    O sabor dessa delícia foi determinante para que o "homem das cavernas" cultivasse as primeiras mudas. De lá para cá, uma enorme variedade de uvas rosadas e brancas vem conquistando consumidores fiéis.

    A Cabernet Sauvignon é uma das mais conhecidas em todo o mundo, pela alta qualidade de seu suco. Para quem não está familiarizado com o nome em francês, é só lembrar da uva roxa, aquela bem redonda e miúda.

    A Merlot também é muito conhecida por quem aprecia um bom vinho tinto. A fruta produz um suco encorpado, próprio para ser consumido jovem. Já entre as uvas brancas, a Sauvignon Blanc é uma das mais difundidas pelo globo. É caracterizada pelos cachos fartos e verde-amarelados. Existem muitas outras variedades, como Pinot Noir, Chardonnay, (França) e Pinotage (África do Sul).

    "Gosto muito da Red Globe, que com o jeitinho brasileiro chamamos de Rede Globo", brinca o comerciante Carlos Henrique Oliveira, que há 25 trabalha em uma barraca de frutas.

    Um santo remédio

    O poder terapêutico da uva já foi comprovado cientificamente. Há profissionais que a comparam ao leite. Embora o seu suco seja composto de glicose e frutose (açúcares), ele é estimulante digestivo, acelera o metabolismo e promove uma sensação de energia, pois elimina o ácido úrico, responsável pela fadiga.

    O suco também é indicado para a desintoxicação. Como é absorvido mais rapidamente pelo corpo, se comparado aos legumes cozidos, por exemplo, a "limpeza" é quase instantânea. Com apenas uma dose, é possível sentir a diferença nas células do fígado e dos rins, no sangue e no intestino.

    Foto da Uva Foto da Uva Foto da Uva

    Além disso, a uva pode combater inúmeras doenças, como anemia, hepatite, reumatismo, gota, artrite e até depressão. De acordo com um estudo da Universidade da Flórida, algumas substâncias químicas contidas na fruta ajudam a dilatar as artérias, reduzindo a pressão arterial.

    A fonte da juventude também pode estar nessa milagrosa frutinha. São 20 antioxidantes em sua composição, que atuam como "um exército" contra os radicais livres, que promovem o envelhecimento. Um estudo da Universidade da Califórnia aponta que os antioxidantes concentram-se na casca e nos caroços, principalmente, das uvas rosadas.

    Safras
    Foto da Uva

    Engana-se quem pensa que a uva só dá em lugares frios. No Brasil, os estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia são grandes produtores. O comerciante Alberto Cássio (foto ao lado) diz que vende a fruta o ano todo. "Uva aqui não falta. É claro que cada uma vem na sua época", afirma.

    No período de novembro a março, predominam as uvas de São Paulo. Já de julho a novembro, as uvas vêm do Paraná. A produção do nordeste chega aos consumidores no período de agosto a dezembro.

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.