• Assinantes
  • Autenticação
  • Frutas

    Pinha Fruta-do-conde, ata ou cabeça-de-negro são variedades de nomes desta fruta

    Renata Solano
    Colaboração*
    13/09/2007
    Mais frutas:

    A pinha tem uma polpa formada por gomos com sementes escuras e compridas envoltas pela massa comestível. Essa parte é doce, quase sem nenhuma acidez. Por conter muito açúcar, a fruta não é recomendada para quem faz regime de emagrecimento.

    A árvore que produz essa fruta é da família das anonáceas e chegou ao Brasil em 1626, trazida pelo conde de Miranda, por isso, em grande parte do país, a pinha é conhecida como fruta-do-conde.

    Para começar a dar frutos, a árvore precisa de, em média, três anos. É uma planta pequena originária das Antilhas, com muitos galhos, que atinge até cinco metros de altura. Seu fruto, a pinha, tem de sete a dez centímetros de diâmetro.

    Ata-ceará ou pitaguari é a variedade da fruta que não tem semente, mas ela ainda é pouco difundida. A pinha é conhecida também como ata ou cabeça-de-negro. O clima ideal para a sua produção é o calor e a estação seca bem definida.

    A polpa da fruta-do-conde é mais consumida in natura. Nesse caso, fica mais saborosa se estiver ligeiramente gelada. Para usá-la na culinária, os pequenos gomos devem ser passados por uma peneira para separar as sementes da polpa. Seu uso é indicado para fazer sucos, doces ou sorvetes.

    Além disso, o purê obtido pela separação da massa e da semente pode ser utilizado em molhos, musses e suflês, podendo ser servido com carne assada ou filé de peixe grelhado. Além de cremes doces para bolos e tortas.

    Onde e como escolher sua fruta

    A fruta pode ser encontrada nas feiras e supermercados. O feirante Cláudio Marinho dá as dicas de como comprar uma pinha boa: "Escolha frutas bojudas de coloração verde-clara, quando não são para consumo imediato. Para confirmar se estão maduras através da maciez, pressione a casca levemente, pois não resistem à forte pressão e se rompem. As frutas prestas não são para consumo, podem ser usadas para retirar as sementes a fim de usá-las para plantação".

    foto da fruta foto de frutas

    Para amadurecer em casa, basta deixá-las em cesto arejado em local protegido da luz até que fiquem macias. Para apressar o amadurecimento, embrulhe as frutas em jornal.

    A pinha é boa fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, é aconselhável para incrementar o cardápio com vitaminas e sais minerais.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.