Tudo o que você queria saber sobre Tecnologia está aqui...

Nome do Colunista Marcos Dalamura 15/02/2018

Caros leitores do portal Acessa.com. Meu nome é Marcos Dalamura, sou funcionário público, professor universitário, Webmaster e um entusiasta de tecnologia. Mensalmente teremos um encontro aqui, com novidades e tendências de tecnologias, com uma abordagem simples e clara. Diariamente nos deparamos com diversas inovações, por isso gostaria de compartilhar com vocês. Sintam-se à vontade para dar sugestões de temas. No final da coluna, teremos o INFO BITS, onde mostraremos dados estatísticos relacionados à Tecnologia. Boa leitura.

Afinal, o que é Tecnologia?

Nesta primeira coluna vou esclarecer alguns conceitos que estão diretamente relacionados ao tema. O primeiro será o que é Tecnologia? A palavra “tecnologia” tem sua origem no grego antigo. Vem de “TECHNE”, que significa técnica, junto a “LOGOS”, que pode ser interpretado como argumento, razão ou discussão. Ou seja, tecnologia é todo o conjunto de conhecimentos, razões em torno de algo e/ou maneiras de alterar o mundo de forma prática, com o objetivo de satisfazer às necessidades humanas. Como o termo “logia” também pode ser entendido como “ciência”, a palavra também significa o estudo do ato de transformar, de modificar.

Agora veremos abaixo os conceitos de vários termos que serão utilizados nas futuras colunas.

  • Hardware: é toda a parte física de um computador, como, por exemplo: mouse, teclado, gabinete, monitor, placa mãe e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. O hardware é basicamente utilizado por computadores e equipamentos eletrônicos.
  • Software: Para o bom funcionamento do hardware é também necessário o software, que é a parte lógica do computador. O software tem a função de fornecer instruções ao hardware, capacitando a realização das operações de um equipamento. Software é qualquer programa de computador, como por exemplo: Sistema Operacional Windows / Linux, Word, Excel, Corel Draw, Jogos, etc. Apenas com a combinação de software e hardware o computador pode funcionar de forma mais correta e eficiente.
  • Redes de computadores: é um conjunto de computadores autônomos e outros dispositivos, interconectados, que utilizam um protocolo comum para, através de um meio de transmissão de dados, compartilhar dados e serviços.
  • Protocolos: estabelecem regras que os computadores de uma rede devem seguir para que possam se comunicar com dispositivos da rede.
  • Link: é uma hiperligação, ou simplesmente uma ligação. É uma referência dentro de um documento em hipertexto a outras partes desse documento ou a outro documento. Quando clicamos em um link, somos redirecionados para outra página dentro de um documento em hipertexto.
  • Documento em hipertexto: é um documento eletrônico composto por páginas e ligações entre elas (links). HTML (Linguagem de Marcação de HiperTexto => HyperText Markup Language) é uma linguagem para escrever este tipo de documento. Existem outras linguagens para a escrita de hipertexto, mas HTML é uma linguagem específica, adotada como padrão para a escrita de hipertextos a serem publicados na WEB. Os hipertextos escritos nesta linguagem são denominados sites ou homepages.
  • Aplicativo: um aplicativo móvel, conhecido normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um tablet ou um smartphone. Um aplicativo pode ser instalado e desinstalado pelo usuário, quando o mesmo desejar.
  • Tablet: Um tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos.
  • Smartphone: é um telefone celular que combina recursos de computadores pessoais, com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas aplicativos.
  • Drone: também chamado de veículo aéreo não tripulado, é todo e qualquer tipo de aeronave que pode ser controlada nos 3 eixos e que não necessite de pilotos embarcados para ser guiada.
  • Dado / Informação: Em Tecnologia da Informação, dado pode ser definido como a matéria-prima originalmente obtida de uma ou mais fontes (etapa de coleta) e informação, como o resultado do processamento, isto é, o dado processado ou "acabado".
  • Adware: praga virtual que utiliza de propagandas para espionar computadores que se infectarem.
  • Malware: é uma abreviação de "malicious software" - software malicioso. É um programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não).
  • Processamento de dados: é uma série de atividades executadas ordenadamente, que resultará em uma espécie de arranjo de informações, onde inicialmente são coletadas informações, ou dados, que passam por uma organização onde no final será o objetivo que o usuário ou sistema pretende utilizar.
  • CPU: é a parte mais importante de um computador. O nome CPU é uma sigla que significa Central Processing Unit, que numa tradução para o português fica Unidade Central de Processamento. CPU também pode ser chamada de processador, e se comparássemos um computador com um ser humano a CPU seria o equivalente ao cérebro.
  • Peopleware: Pessoas que interagem com o computador.
  • Tecnologia da Informação ou TI: é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados e redes que atuam conjuntamente para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações. Simplificando, a TI foi criada para auxiliar o ser humano a lidar com informações.
  • Banco de dados: é um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São de vital importância para empresas e há décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.
  • Big Data: Em Tecnologia da Informação, é o termo usado para descrever grandes e complexos conjuntos de dados que são muito difíceis de capturar, processar, armazenar, buscar e analisar com os sistemas de base de dados convencionais. Seus usos estão moldando o mundo à nossa volta, ampliando a qualidade da percepção sobre a vida cotidiana.
INFO BITS
91% dos brasileiros escolheram o Whatsapp como rede social favorita. Pesquisa do CONECTA mostra que o app ficou na frente de Facebook e Instagram.
63% dos internautas brasileiros dizem que não conseguem viver sem YouTube; de acordo com dados oficiais, 95% da população acessa a plataforma pelo menos uma vez ao mês.

Até a próxima coluna com mais novidades sobre Tecnologia.

ACESSA.com - Tudo o que voc? queria saber sobre Tecnologia est? aqui...