• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    O que é Browser? Atualidades sobre Tecnologia

    Marcos Dalamura Marcos Dalamura 16/11/2018

    Caros leitores do Portal ACESSA.com. Meu nome é Marcos Dalamura, sou funcionário público, professor universitário, webmaster e um entusiasta de tecnologia. Mensalmente teremos um encontro aqui no Portal ACESSA.com, com novidades e tendências de tecnologias, com uma abordagem simples e clara.

    Diariamente nos deparamos com diversas inovações, por isso gostaria de compartilhar com vocês estas novidades. Sintam-se à vontade para dar sugestões de temas. No final da coluna, teremos o INFO BITS, onde mostraremos dados estatísticos relacionados à Tecnologia. Boa leitura.

    O que é Browser?

    Um navegador WEB, também conhecido pelos termos em inglês web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que possibilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da WEB, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP.NET, PHP, com ou sem linguagens como o CSS (Folhas de Estilo) e que estão hospedadas num Servidor WEB.

    Os Navegadores WEB comunicam-se geralmente com servidores WEB usando principalmente o protocolo de transferência de hipertexto (HTTP - Hypertext Transfer Protocol) para efetuar pedidos a arquivos, e processar respostas vindas do servidor. Estes arquivos são por sua vez identificados por uma URL (Uniform Resource Locator).

    Um estudo mensal realizado pela empresa de pesquisas StatCounter mostra que, em Outubro/2018, o Google Chrome  se mantém cada vez mais líder do mercado mundial de browsers, com 61,55% de market share (participação de mercado). Em Setembro/2018 ele detinha 60,6% do setor.

    O segundo browser mais usado no mundo, o Safari da Apple, se manteve estável no período, passando de 14,85% para 15,13% de participação, na comparação mensal (Setembro/2018 – Outubro/2018).

    Em terceiro lugar está o Firefox, que teve uma elevação de 5,01% para 5,02% (Setembro/2018 – Outubro/2018).

    No caso do UC Browser (muito utilizado em celulares com Sistema Operacional Android), o quarto navegador mais utilizado no mundo, registrou uma queda de 5,42%, em Setembro/2018, para 4,41% em Outubro/2018.

    O Opera teve um pequeno decréscimo de 3,38% para 3,16 pontos percentuais de market share em Outubro/2018, ficando em quinto lugar.

    Já o Internet Explorer (IE), da Microsoft, que se manteve na liderança por vários anos, ficou em sexto lugar, respondendo por 2,88% de participação no mercado mundial de browsers em Outubro de 2018, o que representa um acréscimo em relação ao mês anterior, quando ele detinha 2,85% do setor.

    Um browser que não decola é o Microsoft Edge, lançado em 29 de julho de 2015. Atualmente ele está com míseros 2,08 % de market share.

    Veja o gráfico abaixo:

    Market share dos principais navegadores usados no mundo

    Fonte: http://gs.statcounter.com/

    INFO BITS

    Marcos Vinícius Celeste Dalamura
    é mineiro, casado, graduado no Curso Superior de Ciências - Licenciatura Plena em Matemática e no Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, ambos pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG. Pós-graduado, em níveis de especialização e aperfeiçoamento, na área de Educação - Psicopedagogia Clínico-Institucional pelas Faculdades Integradas Simonsen - RJ e pós-graduado em Redes de Computadores pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG. Servidor público da Prefeitura de Juiz de Fora - MG, responsável pela Divisão de Tecnologia da Informação do DEMLURB, professor da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO no Curso de Sistemas de Informação, Webmaster e um entusiasta de tecnologia.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.