Clima influencia turistas na escolha do roteiro de viagem

Por

Clima influencia turistas na escolha do roteiro de viagem Os meteorologistas avisam que, em julho, tempo ? chuvoso no nordeste. No sul, onda de frio provoca geadas e temperaturas m?nimas negativas


Daniele Gruppi
Rep?rter
08/07/2008

Ao escolher um destino tur?stico, muitas pessoas se informam sobre os costumes e tradi?es locais, pontos tur?sticos, centros de cultura, lazer e compra e tamb?m sobre o clima.

Segundo a agente de viagem Marcela Bersan Oliveira, o fator tempo influencia na decis?o por um roteiro tur?stico. "As pessoas se preocupam com o clima. Consultamos os servi?os de meteorologia para orientarmos os turistas".

Marcela afirma que ? comum as pessoas acompanharem a previs?o uma semana antes da viagem. "Quando decidem por um destino mais frio, conferem a meteorologia para saber se haver? nevada. Ao optar pelo calor, querem verificar se ter? chuvas no per?odo".

A psic?loga Stephanie B. F. Bhering dos Santos, 27 anos, e o marido Alexandre C?rrea de Ara?jo dos Santos, optaram por fazer uma viagem pelo Sul do Brasil. "Tinha vontade de conhecer a regi?o e adoro o frio", justifica Stephanie.

Eles foram em junho e conheceram Gramado, Canela, Nova Petr?polis, Bento Gon?alves, Garibaldi e Caxias do Sul. "Queria ir numa ?poca em que as temperaturas j? estivessem baixas. N?o iria para l? no ver?o". J? a psic?loga Patr?cia Rodrigues, 29, prefere ir para cidades de praia.

Ela sempre olha a previs?o do tempo dos dias em que vai passear e por precau??o na bagagem leva roupas para calor e frio. A psic?loga conta que j? desistiu de ir para Cabo Frio quando viu informa?es de que s? teria chuvas no per?odo de sua viagem.


Ao contr?rio de Patr?cia, a jornalista Tatiana Toledo, 25 anos, nunca desistiu de um passeio depois de ter conferido os servi?os de meteorologia. "Se a viagem j? estiver agendada, vou assim mesmo, mesmo que tenha que pegar praia com chuva. Olho para preparar a mala e tamb?m pra j? ir pensando em alternativas, caso o mau tempo atrapalhe meus planos".

Ela diz que no ver?o escolhe praia e no inverno a sua op??o ? ir para as cidades hist?ricas. "Acho mais aconchegante e sempre t?m programa??o voltada para a esta??o, como os festivais de inverno ou gastron?micos".

J? a fonoaudi?loga Larissa Morato, 26 anos, n?o se preocupa muito com o fator tempo. Para ela, o importante ? procurar se divertir e sair da rotina. "J? viajei para uma cidade de praia e s? peguei chuva. Fiz outros programas e aproveitei".

Previs?o para julho

Quem pretende aproveitar o per?odo de f?rias escolares para viajar no m?s de julho, o meteorologista do 5? Distrito Alexandre Gadelha afirma que o nordeste pode n?o ser uma boa alternativa, j? que a previs?o ? de muita chuva no litoral.

"No nordeste, o tempo n?o estar? aberto, mas quem quiser ir ? praia vai conseguir pegar um morma?o", avisa. Gadelha afirma que o per?odo ? ideal para viajar para a regi?o norte. "Vamos ter um per?odo em que haver? a diminui??o das chuvas, principalmente, no norte do Par?, mas as pancadas, t?picas do final de tarde, marcam presen?a".

No sudeste, Gadelha diz que a passagem de frente fria e de massa polar vinda do sul do pa?s v?o derrubar a temperatura. "Vamos ter tr?s eventos que v?o provocar a diminui??o da temperatura no sul do Esp?rito Santo, S?o Paulo, Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas Gerais".

No Sul, onda de frio pode provocar geadas e temperaturas m?nimas negativas em boa parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paran?. "Pode at? ocorrer efeitos isolados de neve". No centro-oeste, julho vai ser marcado pela baixa umidade relativa do ar e a previs?o, segundo Gadelha, ? de fen?menos conhecidos como "friagens".