Artigo
Transtornos Alimentares
::: 30/10/2006

foto de uma fita m?trica e um garfo

As s?ndromes de comportamento s?o descritas como transtornos e n?o como doen?as por necessitarem de estudos mais aprofundados sobre sua rela??o de causas, biologia e fisiologia. Hoje adotamos, segundo crit?rios internacionais, as denomina?es de Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.

Estes transtornos possuem la?os psicopatol?gicos comuns: a preocupa??o excessiva com o peso e forma corporal, com pa?ra de engordar e descontentamento com a apar?ncia corporal, utilizando-se de dietas muito restritivas e ou m?todos para emagrecer que n?o adequados a sa?de.

Em sua maioria esses transtornos atingem adolescentes e adultos jovens, sendo mais de 90% do sexo feminino sem distin??o de classe social. As estat?sticas de preval?ncia s?o mascaradas por oculta??o dos pacientes, o que pode significar um n?mero muito maior na popula??o que o estimado. No caso da Anorexia Nervosa est? estimada em 0,5 a 1%. Se considerarmos as s?ndromes n?o completamente desenvolvidas este n?mero pode ser bem maior.

A Bulimia Nervosa com preval?ncia entre 1 e 4% ? caracterizada por epis?dios recorrentes de compuls?o, ingerindo-se grandes quantidades em pouco espa?o de tempo, com sensa??o de falta de controle alimentar durante a ingest?o e muitas vezes utilizando-se de m?todos compensat?rios para reduzir o peso: indu??o de v?mitos, uso de laxativos, diur?ticos, inibidores de apetite, jejuns e ou exerc?cios excessivos. Quase sempre o peso do bul?mico ? normal ou apresenta pequeno sobrepeso.

Indiv?duos com baixa auto-estima, depress?o, ansiedade, dificuldades de aceita??o de mudan?as corp?reas, hist?ria familiar de psicopatologia e ou experi?ncias negativas como abuso sexual e ainda fatores ambientais com mulheres que buscam o corpo ideal que melhor se adeq?e as normas sociais est?o mais sujeitos a transtornos alimentares. Em algumas situa?es at? a morte estes transtornos podem levar, seja por condi??o cl?nica ou por suic?dio ou acidentes de autom?veis.

Muito pouco tem sido feito para preven??o destes transtornos na popula??o. Sabe-se que as estat?sticas n?o s?o confi?veis e est?o aumentando pela press?o social por uma silhueta perfeita. Assim como para prevenir a obesidade e o sobrepeso, os transtornos alimentares tamb?m seriam menores se a?es educativas fossem obrigat?rias no ensino m?dio e universit?rio, inclusive com redu??o de custos em sa?de por parte da Uni?o.

Informa?es sobre o assunto podem ser conseguidas no endere?o: Grupo de estudos em nutri??o e transtornos alimentares.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com