E as vuvuzelas?

Por

Cal Coimbra 21/6/2010

E as vuvuzelas?A emoção toma conta do Brasil

Pois é, deixei para comentar sobre a famosa vuvuzela depois do jogo do Brasil e Costa do Marfim que está dando o que falar. Venhamos e convenhamos que a alegria de acompanhar os jogos da Copa, principalmente para os times que estão ganhando, é muita, não é? Mas também sou levada à preocupação quanto ao excesso de som que ela emite, o famoso ruído, prejudicial à voz e à audição. E a protagonista de toda a Copa é a famosa vuvuzela.

Acompanhei as críticas sobre a vuvuzela, a maioria negativa, inclusive ouvi num desses programas de TV que a CBF tentou impedi-las nos estádios. Deu para perceber também em alguns jogos que os jogadores não conseguiam ouvir os apitos do juiz porque os decibéis eram abaixo dos acima de 120dB, correspondentes ao conjunto do barulho das vuvuzelas. A Fifa respondeu não e recusou qualquer tipo de proibição. É cultura na África o toque deste instrumento como manifestação comunicativa. Então, só nos restou acatar a decisão e tomar algumas providências para continuar assistindo aos jogos.

É impressionante também o que os locutores precisam elevar a voz para narrar os jogos. E interrompem com frequência para mostrar o incômodo dos barulhos das vuvuzelas.

Cada um de nós capta de maneira particular os sons. Mas é certo que além de 85dB ele prejudica a audição.

Muitos artigos demonstram os cuidados com a audição. E aqui completo a relação dos barulhos também com a voz. Mas não dá para impedir as manifestações vocais durante este período de Copa do Mundo, não é mesmo?

Por que estou falando sobre este assunto? Porque é Copa do Mundo, onde as manifestações de voz e emocionais estão presentes neste período. Alegria e gritos para os vencedores, tristeza, gritos e choro para os que se sentem derrotados. E nós, brasileiros, vamos continuar torcendo para o Brasil, driblando essas barulhentas vuvuzelas!

Até a próxima.



Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.