• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Amizade virtual Jovens mergulham no universo online e passam horas
    conversando com amigos virtuais

    Daniele Gruppi
    Repórter
    03/04/2008

    Ir ao cinema, ao shopping, tomar sorvetes, lanchar em rede de fast food, seria um programa que certamente poderia se encaixar na agenda dos jovens, se não fosse a internet. Atualmente, eles preferem ficar em frente ao computador, se divertindo com os jogos online ou fazendo amizades virtuais. Programas e sites de comunicação online são capazes de promover a conversa entre milhares de pessoas conhecidas ou não e prendê-las por horas naquele universo.

    A designer e produtora gráfica Priscila Machado (foto abaixo) tem acesso contante a esses programas e revela que conheceu duas das suas melhores amigas pela internet. "Deve ter uns oito ou nove anos que lido com sites de bate-papo. Acho que nele há maior facilidade de conhecer pessoas novas e até de nos comunicar. Podemos conversar sobre tudo e acabamos criando uma intimidade muito rápida com pessoas quem nem sabemos quem são realmente".

    Foto Priscila Machado Segundo ela, o contato inicia do nada. "Você começa a falar com a pessoa, nota que têm muitas coisas em comum e acaba criando oportunidade de estreitar o relacionamento". Priscila conta que sempre há a curiosidade de conhecer pessoalmente, ainda mais quando percebe que existe identificação. "Já namorei homens que conheci pela internet e grande parte das minhas amizades foram feitas através da rede, revela.

    A webdesigner possui cadastradas, em uma de suas lista de amigos, 423 pessoas e em outra, 300. "Uns eu conheço, outros nunca vi. Hoje em dia nem uso mais celular. Os programas, os e-mails facilitam qualquer contato".

    O estudante Diego Michael Dias (foto abaixo) também demonstra ter bastante intimidade no assunto internet. Se ele possui amigos virtuais? A resposta vem rápida: "Tenho muitos. Converso bastante mesmo, mas atualmente preservo contato apenas com dez amigas".

    Foto Diego Dias Ele já viajou para Brasília para conhecer uma amiga virtual. "Rolou até uma coisa diferente, mas continuamos amigos. Falo com ela, praticamente, todos os dias. Minha ex-namorada tinha ciúmes, mas não tem nada a ver, a questão é que a menina me entende e me ajuda a resolver meus problemas".

    Para ele as amizades online são mais sinceras. "Acho minhas amigas virtuais mais sinceras do que as reais, porque nem rola tanto interesse". Diego tinha o hábito de adicionar qualquer pessoa, entretanto, parou com essa atitude. "Estava uma bagunça. Eu já não estava conhecendo mais ninguém. Tinha que perguntar quem era toda hora e fica chato fazer isso. Agora, só adiciono quem conheço".

    Visão de especialistas

    Segundo a psicóloga Maria da Consolação Chaves de Souza (foto), é comum as pessoas que possuem uma estrutura de personalidade introvertida, caracterizada por inibição, repressão e cautela, buscar o relacionamento via internet. "Estes jovens por serem inseguros no relacionamento afetivo social, sentem -se bem comunicando-se à distância".

    Foto Consolação Para ela, as vantagens dos relacionamentos virtuais são as conquistas de amizades e a troca de conhecimentos quando estes são educativos, saudáveis e informativos. "Já as desvantagens ocorrem, principalmente, na pré-adolescência e adolescência quando há falta de limites e quando as tarefas escolares são deixadas de lados para conversar com os amigos virtuais".

    Outro fato apontado é a imagem ilusória que se faz da pessoa. "O fato de não conhecer pessoalmente as pessoas faz com que se imagine como elas são. Ficam sujeitos a um envolvimento emocional muito intenso e perigoso. O fato de não ter relacionamento frente a frente e uma convivência madura pode levar a estes amigos a uma decepção quando passam a ter contato pessoalmente".

    A psicanalista Tissiana Camargo de Gôuvea afirma que somente o sujeito envolvido na situação pode avaliar se aquilo é bom para ele. "É preciso tentar entender o que leva o jovem a se dedicar tanto tempo ao mundo virtual. Alguns excedem, mas cada caso é um caso, deve-se analisar a relação que é estabelecida nesse universo e na realidade, pois é nesta que se vive".

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.