• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Jovens se expressam através de blogs e fotologs Além de manter contatos, fazer novas amizades, internautas se manifestam e encaram as ferramentas como um forma de se projetarem profissionalmente

    Daniele Gruppi
    Repórter
    09/06/2008

    Antigamente, as cartas enviadas pelos correios eram uma forma de manter as amizades, apesar da distância. Com a internet, o hábito mudou.

    Manda-se e-mail, participa-se de comunidades virtuais ou cria-se uma página no universo online, como blogs e fotologs.

    A mania típica de adolescentes faz a cabeça também dos adultos, que a encaram com seriedade, mas com uma boa dose de diversão.

    As ferramentas são muito utilizadas como diários pessoais, em que os donos da página disponibilizam fotos, contam as novidades de suas vidas e fazem comentários sobre o que anda acontecendo no mundo, dando palpites sobre a política, economia, cultura, educação, dentre outros assuntos.

    Há pessoas, entretanto, que acreditam que os blogs podem constituir uma forma de se projetarem profissionalmente.

    Foto Edilza A administradora Edilza Santiago (foto ao lado), criou um fotolog há dois anos e já atualizou com uma versão nova. Ela faz posts diariamente, sempre colocando fotos e trechos de música.

    Esta foi a maneira que encontrou para resgatar amizades antigas e também para se expressar. "O que queria dizer para uma pessoa, colocava ali. Os internautas participam, fazem comentários sobre o que eu escrevo e aí passo a conhecê-los".

    A administradora de empresas Camila de Amorim Nunes lançou um blog, junto com mais quatro amigas (foto abaixo) para fazer uma homenagem a Analy Rosa (leia a matéria com Analy), uma das participantes da sétima edição de um programa de reality show. "As meninas me convidaram . Não sabia como mexer, mas fui aprendendo", diz Camila.

    Para ela, trata-se da maneira de ajudar a artista, divulgando o trabalho dela. "É gostoso atender as expectativas dos fãs. O que motiva é a interação entre as pessoas. Nós cedemos também um espaço para que a própria Analy participe. Ela comenta e nos manda informações. O blog agora vai fazer parte do site dela, e vamos continuar atuando nele", afirma a administradora.

    Foto de Sabrina, Bianca, Analy,
Camila e Vanessa - administradoras do blog de Analy Camila comenta que não basta simplesmente colocar as notícias. "Tem que ter sentimento, envolvimento para que o trabalho dê resultado. Tem que escrever com prazer, buscar por novidades. A conseqüência disso é a participação das pessoas".

    O estudante Bruno de Oliveira Santos mantêm um blog há um ano. "Sentia necessidade de escrever e ali é o meu espaço, onde posso me expressar, através de palavras". Ele considera positivo a interação que acontecem nos blogs, em que as pessoas podem comentar seus textos.

    "Coloco textos meus, com carga poética, de escritores renomados, como Clarice Lispector, Guimarães Rosa, e também letras de música em português. É bom ver a opinião dos internautas sobre o que você escreve".

    Para Santos, com o blog é possível atrair pessoas com os mesmos interesses. Ele divulga a página entre amigos, mas como outros internautas têm acesso à página, ele faz amizades virtualmente. "Tenho um amigo do interior de São Paulo que nem o conheço pessoalmente, mas conversamos e a amizade começou pelo blog".

    Ele cursa jornalismo e acredita que a página na internet pode ajudá-lo a torná-lo conhecido no campo profissional e quem sabe se posicionar no mercado de trabalho. "Na faculdade nos vemos numa estrutura engessada, nos blogs posso criar e mostrar meu trabalho, meu pensamento".

    Foto de Arnaldo O professor Arnaldo Delgado Sobrinho (foto ao lado) criou um blog com o objetivo de manter um diálogo entre quem lê e quem escreve. Para ele, a ferramenta tem seu lado positivo, mas também o negativo. "Tem tanta coisa que, às vezes, você custa a ler um texto bom. Não tem filtro de qualidade".

    Segundo Sobrinho, muitos escritores que não têm acesso a outras publicações encontram na internet esta possibilidade. "Muitos autores que estouraram começaram escrevendo em blogs".

    Para ele, há sempre uma exposição. "No meu caso não é da minha pessoa e, sim, do meu trabalho". Ele faz poesias. A estudante Cristina Mattos lançou seu fotolog em 2005. Ela afirma que só faz posts quando está muito feliz e quer dividir o sentimento com as pessoas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.