• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Grupos Virtuais são usados para lazer, estudo e trabalho Jovens recorrem às ferramentas da internet para facilitar a comunicação. A vantagem dos grupos virtuais é a possibilidade de trocar idéias sem hora marcada

    Daniele Gruppi
    Repórter
    30/07/2008

    A estudante de Medicina Camila Pereira quando terminou o ensino médio foi convidada por um amigo para fazer parte de um grupo virtual. A comunidade foi criada em 2002 e continua ativa, sendo a forma de comunicação que os colegas mais utilizam para manter o contato.

    "Em 1999, estávamos nos separando. Cada um ia seguir um caminho. Muitos iam prestar vestibular para outras cidades e o grupo virtual foi a forma que encontramos para não deixarmos morrer a amizade do tempo de escola"

    No início, o grupo era formado por sete pessoas e, atualmente, conta com 12. "As pessoas perceberam que trata-se de uma boa iniciativa. A participação atualmente é maior do que no início".

    Para Camila, a ferramenta é prática e interativa. "A gente acaba não ligando para algumas pessoas e pelo grupo podemos saber como todos estão". Para participar da comunidade é preciso ser convidado por algum membro.

    Foto dos participantes do grupo virtual de Camila Recentemente, os amigos marcaram um encontro através do grupo. Mas não é só para o lazer que os grupos virtuais são utilizados. Camila, há quatro meses, propôs aos amigos de faculdade a criação de um espaço para ser usado como divulgação de materiais do curso.

    A estudante Fernanda Montesi se interessou e faz junto com mais 14 pessoas parte da comunidade. "É uma maneira rápida e prática de trocar arquivos de trabalho. É também interativo e dinâmico".

    A webdesigner Juliana Cetrim integra um grupo virtual de leitura. "Há cerca de um ano e meio, criamos o grupo virtual para dar continuidade às discussões das obras literárias depois dos encontros presenciais. Usamos para enviar curiosidades sobre os textos abordados, marcar reuniões e divulgar outras informações".

    Segundo Juliana, 11 pessoas fazem parte do Prazer da Leitura. "A ferramenta é prática, principalmente para mim, porque lido muito com computador e internet". A webdesigner também participa de um grupo de amigos da época de faculdade. "Tem uma ótima funcionalidade", avalia.

    O desenvolvedor web e músico Gustavo Riani participa de um grupo virtual para discussão de assuntos relacionados à Mocidade Espírita do CEAP – Centro Espírita Amor ao Próximo. Para ele, a vantagem de um grupo virtual é a possibilidade de trocar idéias com as pessoas sem ter hora marcada.

    Ele também participava de grupo com objetivo de debater a criação de um site e fórum sobre espiritismo, que deixou de existir depois da criação do fórum. "Era muito útil, tinha membros de várias cidades. Até em Portugal e Espanha havia participantes".

    Foto dos participantes do grupo virtual de Bairral Já o estudante Ricardo Bairral começou a jogar beisebol depois que ingressou em um grupo virtual. "Comecei a acompanhar o esporte e estava procurando em Belo Horizonte por um time. Digitei em um site de busca e acabei encontrando o grupo de uma equipe de uma colônia japonesa".

    Bairral conta que o grupo foi criado em 2005. "Lá fiquei sabendo de horários de treinos e em 2006 comecei a jogar". Ricardo diz que o grupo está deixando de ser utilizado, mas que tem vontade de reativá-lo. "A gente se divertia bastante com as mensagens e sem o grupo perdemos contato com que pára de jogar".

    Os grupos virtuais também são utilizados como ferramentas de trabalho. As pessoas podem passar informações das atividades diárias. É uma maneira de todos ficarem sabendo sobre o que está acontecendo na empresa, mesmo os que estão fora temporariamente.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.