Preparação vocal melhora o desempenho da comunicação falada

Por

Prepara??o vocal melhora o desempenho da comunica??o falada
Cal Coimbra 27/3/2012

Preparação vocal para o desempenho da comunicação

Para que a comunicação surta efeito desejado, é preciso que o corpo também seja tão expressivo quanto a voz no ato de se comunicar. Mesmo que você não seja profissional da voz, esses exercícios lhe farão bem para prevenir alterações por abuso ao falar.

Aos professores, atores, vendedores, ou qualquer outra profissão que use a voz como seu instrumento principal de trabalho, essa conscientização vai facilitar a prática dos exercícios para qualificar o resultado.

Apresentamos algumas orientações que podem servir para facilitar a mudança da conduta vocal no dia a dia.

Postura corporal e aquecimento vocal

O relaxamento faz o corpo se sentir livre de tensões e prepara a pessoa para os exercícios posteriores. A postura facilita os passos para o relaxamento, que vai permitir o aquecimento vocal.

a) Em pé, de frente para o espelho, tente a postura erguida sem tensões e comece o aquecimento vocal. Vibre a língua solta atrás dos dentes articulando: drrrrrr..., algumas vezes, mas sem chegar a se cansar.

b) Boceje bastante para se sentir relaxada, emitindo vogais combinadas durante o bocejo: aé – ai -  aó - éa – au. Permaneça com os lábios abertos.

Respiração

Para você começar os exercícios respiratórios, é importante saber de alguns cuidados antes. Caso tenha alguma dificuldade de ordem respiratória como alergias, rinites, faringites, asma brônquica, etc., consulte o médico otorrinolaringoslogista de sua confiança. A falta de ar durante o falar pode estar relacionada a problemas emocionais, porque sabemos que a respiração tem relação direta com a voz.

A respiração precisa ser trabalhada com postura corporal adequada e após os exercícios de relaxamento. Assim o trabalho será mais bem aproveitado.

a) Deitada: coloque uma pequena almofada sobre o diafragma e inspire pelo nariz/expire pela, tentado levantá-la. Repita umas dez vezes. 

b) Deitada: inspire pelo nariz e expire sonorizando: HUMMMMMM.......umas dez vezes também.

Por enquanto, vamos começando aos poucos. A hora ideal para os exercícios é aquela do seu tempo disponível. Exercícios respiratórios antes de dormir fazem bem ao sono e aos sonhos.

Até a próxima!

Mais artigos

Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia.