HU oferece esclarecimento sobre a hanseníaseDoença pode ser curada com tratamento que varia de 6 a 12 meses. Em Juiz de Fora, os atendimentos podem ser feitos gratuitamente no HU/CAS e no Pan Marechal

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
26/01/2011

Hanseniase

Na manhã desta quarta-feira, 26 de janeiro, a equipe multidisciplinar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), montou um stand no Calçadão da Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central, para informar a população sobre a hanseníase. ' Queremos difundir a doença – que é pouca conhecida. Apesar de ter cura, ainda existe um certo preconceito,' esclarece a chefe do ambulatório de dermatologia do HU/CAS, Vânia Piccinini.

A doença é transmitida através da respiração de uma pessoa doente, sem tratamento, para outras, durante o convívio diário. ' A hanseníase é causada por um micróbio que atinge a pele e os nervos. A doença pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico', destaca a médica. Segundo a dermatologista atualmente o HU/CAS atende em média 30 pacientes. ' A doença tem cura, o tratamento varia de 6 a 12 meses, de acordo com cada caso.'

Sintomas

Manchas brancas ou vermelhas, caroços e dormências em qualquer parte do corpo. Dor nos braços, mãos, pernas e pés. Machucar-se ou queimar-se sem sentir dor.

Tratamento

O tratamento pode ser feito no HU/CAS, localizado na Avenida do Nascimento, s/nº, no  bairro Dom Bosco e no PAN Marechal, situado na rua Espírito Santo,1.023, Centro.