Artigo
Envelhecimento saud?vel - uma quest?o de op??o

::: 21/07/2003

A pir?mide et?ria brasileira tem apresentado modifica?es consider?veis. Basta observar, sem maior compromisso, para perceber que a porcentagem de pessoas idosas nas ruas tem aumentado. Acredita-se que tal fato esteja acontecendo devido ao aumento da expectativa de vida. Em Juiz de Fora, particularmente, segundo Ana Paula Cupertino, doutora em Desenvolvimento Humano e Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, o percentual de idosos ? superior ao estadual e ao nacional.

Diante desta realidade, torna-se imperativo uma reavalia??o e reflex?o sobre as quest?es concernentes ao envelhecimento por todos os seguimentos sociais e profissionais. Ser? que as pessoas est?o preparadas para lidar com o envelhecimento em todos os seus aspectos e implica?es, inclusive quando diz respeito ao pr?prio processo de envelhecimento? Muita gente teme a chegada na terceira idade como se n?o fosse poss?vel viver essa etapa da vida de forma satisfat?ria e prazerosa.

Para Diane Papalia e Sally Olds, os 65 anos s?o a entrada tradicional para a terceira idade, ?ltima fase da vida, entretanto muitos adultos aos 65 anos ? ou mesmo aos 75 ou 85 ? n?o se sentem ou agem como velhos e nem, necessariamente, deixam de desenvolver atividades produtivas. Grande parte dos idosos desfruta de boa sa?de f?sica e mental, e, embora algumas habilidades possam diminuir, as pessoas f?sica e intelectualmente ativas podem manter-se muito bem na maioria dos aspectos e at? mesmo melhorar sua compet?ncia.

Quando se observa beb?s de uma mesma idade, poucas diferen?as significativas s?o identificadas, entretanto quando pessoas idosas, com o mesmo tempo de vida, s?o observadas uma grande heterogeneidade ? detectada. O processo de envelhecimento pode ser vivenciado dentro de uma gama de possibilidades que s?o determinadas pelas escolhas feitas pelo sujeito ao longo da vida. O estilo de vida adotado, tipo de personalidade, presen?a ou aus?ncia de parceiro amoroso, vida sexual, atividade laborativa e/ou intelectual, pr?tica de exerc?cios f?sicos, alimenta??o, todos esses fatores, entre outros, geram um perfil diferenciado de envelhecimento.

Outro fator relevante ? a constitui??o gen?tica de cada um. Existe uma tend?ncia das pessoas se preocuparem com o envelhecimento somente quando j? est?o vivenciando este processo. Nesta ?poca, possivelmente, ocupar-se-?o de lidar com as limita?es advindas de uma s?rie de descuidos somados no decorrer da vida. Sendo o envelhecimento um processo inevit?vel ? interessante que se adote uma atitude mais saud?vel e menos imediatista no sentido de otimizar esse processo, permitindo o desenvolvimento inclusive durante a terceira idade.

Preocupada com as quest?es referentes ao envelhecimento uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenados pela professora Ana Paula Cupertino, desenvolve o estudo PENSA ? Processo do Envelhecimento Saud?vel. Este estudo visa a coleta de informa?es fundamentais, junto ? popula??o idosa desta cidade, investigando os aspectos sociais, emocionais e cognitivos da sa?de dessas pessoas. O intuito ? de favorecer a implementa??o de programas que viabilizem a melhora da qualidade de vida do idoso. Pretende conhecer o perfil do idoso em Juiz de Fora, possibilitando interven?es que contribuam para que o envelhecimento aconte?a de forma saud?vel. Al?m disso, a UFJF possui um programa voltado para a popula??o idosa que oferece cursos, palestras e oficinas.

De acordo com os gerontologistas o limite para o ciclo da vida humana ? de 110 a 120 anos. Com os freq?entes avan?os na ?rea da sa?de a tend?ncia ? que cada vez mais pessoas possam atingir esse limite, sendo assim ? preciso cuidar para que esse percurso seja atravessado da maneira mais satisfat?ria poss?vel.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.