• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Monitor CRT vai cair em desuso Telas em LCD dominam o mercado. Já existem as de OLED, que apesar de não estarem em comercialização, prometem revolucionar o universo da informática


    Daniele Gruppi
    Repórter
    07/06/2008

    O monitor de vídeo, equipamento responsável por transmitir informações visuais ao usuário, tem revolucionado o mercado. Durante muitos anos, as telas CRT (tubos de raios catódicos) dominaram o universo da informática. Entretanto, as fábricas lançaram as de LCD (cristal líquido), que são as atuais protagonistas.

    Segundo o vendedor de computador, Jorge André Maia Geara as telas LCD oferecem algumas vantagens em relação a outra tecnologia. "São mais econômicas, leves, práticas, por ocupar menos espaço e possuem design mais arrojado".

    A desvantagem apontada é a sensibilidade. "Requer cuidados". A professora de informática Josilene Aparecida Marciano Sabino (foto) explica que o monitor é o dispositivo que mais gasta energia e, se deixá-lo ligado sem usar e sem proteção de tela, a vida útil dele vai diminuindo.

    "O sintoma de desgaste é o aparecimento da tela rosada. É preciso fazer a defragmentação para solucionar. Um monitor dura, em média, dez anos", afirma Josilene. Ela diz ainda que na LCD já há um sistema de auto-defesa, em que não é observado o problema da mudança de cor da tela.

    Ela diz também que a tela de cristal líquido apresenta nitidez melhor que a de tecnologia mais antiga. Entretanto, quando a polegada é muito grande, pode acontecer da imagem aparecer mais esticada. "É uma deformação perceptível". Geara conta que o tamanho de tela mais procurado é o 17 polegadas e para notebook, quinze. "As pessoas não gostam de tela muito grande", revela.

    Foto de tela cdr Foto de tela cdr Foto de tela cdr

    A fixação prolongada dos olhos no monitor luminoso pode causar fadiga nos olhos, falta de concentração, irritação e dor de cabeça. Por isso, os profissionais aconselham evitar os reflexos no monitor, dosando a luminosidade das lâmpadas e da luz natural.

    "A tela em LCD cansa menos os olhos. Quanto mais escuro o ambiente, mais intensa fica a luz do monitor. O protetor de tela é sempre indicado para quem passa horas seguidas utilizando o computador", diz Geara.

    Segundo Josilene, as pessoas que não têm intimidade com o instrumento encontram dificuldade para ajustar o contraste e as cores da tela, por não saberem a finalidade dos ícones. Manter o monitor limpo também ajuda a evitar o cansaço nos olhos.

    Foto de tela lcd Foto de tela lcd Foto de tela lcd
    Monitor OLED

    Uma tecnologia um pouco mais recente começa a chamar a atenção da indústria de informática. A OLED (Diodo Orgânico Emissor de Luz) promete suprir os problemas atuais dos dispositivos de vídeo à um custo aceitável para o mercado de produtos de consumo. "Ela apresenta um resolução melhor", garante Geara.

    Segundo o vendedor, a OLED pode ser observada com mais freqüência em aparelhos portáteis, devido à sua compactibilidade. "A espessura da tela é de três milímetros. É como uma moeda". A tecnologia ainda não está sendo comercializada, devido ao alto custo que as empresas estão cobrando pela patente e licenças de produção.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.