Monitor CRT vai cair em desuso Telas em LCD dominam o mercado. J? existem as de OLED, que apesar de n?o estarem em comercializa??o, prometem revolucionar o universo da inform?tica


Daniele Gruppi
Rep?rter
07/06/2008

O monitor de v?deo, equipamento respons?vel por transmitir informa?es visuais ao usu?rio, tem revolucionado o mercado. Durante muitos anos, as telas CRT (tubos de raios cat?dicos) dominaram o universo da inform?tica. Entretanto, as f?bricas lan?aram as de LCD (cristal l?quido), que s?o as atuais protagonistas.

Segundo o vendedor de computador, Jorge Andr? Maia Geara as telas LCD oferecem algumas vantagens em rela??o a outra tecnologia. "S?o mais econ?micas, leves, pr?ticas, por ocupar menos espa?o e possuem design mais arrojado".

A desvantagem apontada ? a sensibilidade. "Requer cuidados". A professora de inform?tica Josilene Aparecida Marciano Sabino (foto) explica que o monitor ? o dispositivo que mais gasta energia e, se deix?-lo ligado sem usar e sem prote??o de tela, a vida ?til dele vai diminuindo.

"O sintoma de desgaste ? o aparecimento da tela rosada. ? preciso fazer a defragmenta??o para solucionar. Um monitor dura, em m?dia, dez anos", afirma Josilene. Ela diz ainda que na LCD j? h? um sistema de auto-defesa, em que n?o ? observado o problema da mudan?a de cor da tela.

Ela diz tamb?m que a tela de cristal l?quido apresenta nitidez melhor que a de tecnologia mais antiga. Entretanto, quando a polegada ? muito grande, pode acontecer da imagem aparecer mais esticada. "? uma deforma??o percept?vel". Geara conta que o tamanho de tela mais procurado ? o 17 polegadas e para notebook, quinze. "As pessoas n?o gostam de tela muito grande", revela.

Foto de tela cdr Foto de tela cdr Foto de tela cdr

A fixa??o prolongada dos olhos no monitor luminoso pode causar fadiga nos olhos, falta de concentra??o, irrita??o e dor de cabe?a. Por isso, os profissionais aconselham evitar os reflexos no monitor, dosando a luminosidade das l?mpadas e da luz natural.

"A tela em LCD cansa menos os olhos. Quanto mais escuro o ambiente, mais intensa fica a luz do monitor. O protetor de tela ? sempre indicado para quem passa horas seguidas utilizando o computador", diz Geara.

Segundo Josilene, as pessoas que n?o t?m intimidade com o instrumento encontram dificuldade para ajustar o contraste e as cores da tela, por n?o saberem a finalidade dos ?cones. Manter o monitor limpo tamb?m ajuda a evitar o cansa?o nos olhos.

Foto de tela lcd Foto de tela lcd Foto de tela lcd
Monitor OLED

Uma tecnologia um pouco mais recente come?a a chamar a aten??o da ind?stria de inform?tica. A OLED (Diodo Org?nico Emissor de Luz) promete suprir os problemas atuais dos dispositivos de v?deo ? um custo aceit?vel para o mercado de produtos de consumo. "Ela apresenta um resolu??o melhor", garante Geara.

Segundo o vendedor, a OLED pode ser observada com mais freq??ncia em aparelhos port?teis, devido ? sua compactibilidade. "A espessura da tela ? de tr?s mil?metros. ? como uma moeda". A tecnologia ainda n?o est? sendo comercializada, devido ao alto custo que as empresas est?o cobrando pela patente e licen?as de produ??o.