• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Variedade de câmeras digitais no mercado dificulta escolha Para escolher uma câmera fotográfica semi-profissional com segurança é preciso estar atento aos detalhes e saber qual a finalidade exata do equipamento


    Priscila Magalhães
    Repórter
    10/09/2008

    É muito comum encontrar quem pesquisou preço e qualidade de câmeras fotográficas digitais antes de comprar e, após a aquisição, não esteja satisfeito com o equipamento. Isso acontece por serem ótimas em um quesito, porém em outros... Exemplo: algumas não fotografam bem à noite e outras não são boas durante o dia. Umas não têm um zoom potente, mas as que têm esta qualidade deixam a desejar quando o assunto é o flash.

    Para o fotógrafo Kempton Vianna, o fundamental é definir qual o objetivo de quem vai usar a câmera. "Cada câmera foi construída para uma necessidade", diz ele.

    No caso das máquinas semi-profissionais, o fotógrafo Diego Machado diz que as câmeras que filmam e fotografam não correspondem ao desejado, quando há necessidade de fotografar com qualidade. "Equipamento para fotografia, tem que ser só para fotografar", diz. E explica. "Essas câmeras, na verdade, são de filmar e captam a imagem, que é a fotografia". Vianna completa. "Quando há essas duas funções em um equipamento, uma delas deixa a desejar".

    O proprietário de uma loja de fotografia, Carlos Pavão, diz que a primeira coisa a se observar no momento da compra da câmera é a marca, optando pelas mais tradicionais. "Quanto mais tempo ela estiver no ramo fotográfico, melhor". Outro detalhe é a capacidade de zoom óptico e a potência do flash, para alcançar a distância aproximada pelo zoom.

    Foto de câmera digital À noite, o infra-vermelho é um aliado, pois a luz serve como um guia para quem está fotografando. Através dela, as pessoas que posam para a foto são enquadradas, sem que haja cortes. Pavão também diz que é importante verificar se o funcionamento é à bateria ou à pilha. No caso das semi-profissionais e profissionais é à bateria.

    Em caso de defeitos, o ideal é que exista assistência técnica na cidade. Assim, o conserto fica mais rápido e, conversando pessoalmente, o processo se torna menos desgastante. Por isso, procure saber se há assistência na cidade onde você reside e de quanto tempo é a garantia do produto.

    Foto de câmera digital Entretanto, a proprietária de uma assistência técnica Zilmara Campos Kitamura diz que, além de verificar os locais que oferecem o serviço, é preciso se atentar para o fato de a câmera ser produzida no Brasil. "As importadas não têm garantia". Apesar do conselho, ela diz que as câmeras semi-profissionais quase não apresentam defeito. "A cada 50 que entram para manutenção, uma é semi-profissional. E, mesmo assim, das mais antigas".

    O que diminui a incidência de defeitos é a forma como as pessoas que as utilizam. "São pessoas que sabem usar e têm mais cuidado do que quem usa as amadoras", diz. No caso de ser necessário o conserto, quem define as regras é o fabricante, ou seja, se o conserto vai ser realizado na própria cidade ou se o equipamento é mandado para outro local. "Atendemos a uma marca que tem 95% dos equipamentos sendo reparados em Juiz de Fora".

    Foto de câmera digital Neste caso, sendo necessário trocar peças, elas são originais e precisam ser enviadas da fábrica. Segundo Zilmara, o envio é rápido, se houver peça disponível no estoque. "Os modelos são bem variados, então, não costuma faltar peça". Para preservar o equipamento, Zilmara aconselha comprar sempre acessórios originais. "O ideal é comprar pelo site do fabricante, pois em outros, corremos o risco de eles serem falsos", explica. E lembra. "Muita gente opta por produtos baratos. É preciso tomar cuidado, pois pode sair caro".

    Ainda dentro da linha de que câmera para fotografar só deve ter essa função, os fotógrafos Kempton e Diego dizem que, para quem está começando e quer ganhar uma grana com a fotografia, o ideal é adquirir uma câmera que permita a troca de lentes. "O profissional tem que ter um tipo de lente para cada coisa e momento. Assim, sempre vai fazer boas fotos", diz o primeiro. "Ele compra uma câmera e vai investindo em lentes aos poucos", completa Diego. E kempton dá a última dica. "A melhor câmera é a que deixa a pessoa confortável para fotografar".

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.