Variedade de c?meras digitais no mercado dificulta escolha Para escolher uma c?mera fotogr?fica semi-profissional com seguran?a ? preciso estar atento aos detalhes e saber qual a finalidade exata do equipamento


Priscila Magalh?es
Rep?rter
10/09/2008

? muito comum encontrar quem pesquisou pre?o e qualidade de c?meras fotogr?ficas digitais antes de comprar e, ap?s a aquisi??o, n?o esteja satisfeito com o equipamento. Isso acontece por serem ?timas em um quesito, por?m em outros... Exemplo: algumas n?o fotografam bem ? noite e outras n?o s?o boas durante o dia. Umas n?o t?m um zoom potente, mas as que t?m esta qualidade deixam a desejar quando o assunto ? o flash.

Para o fot?grafo Kempton Vianna, o fundamental ? definir qual o objetivo de quem vai usar a c?mera. "Cada c?mera foi constru?da para uma necessidade", diz ele.

No caso das m?quinas semi-profissionais, o fot?grafo Diego Machado diz que as c?meras que filmam e fotografam n?o correspondem ao desejado, quando h? necessidade de fotografar com qualidade. "Equipamento para fotografia, tem que ser s? para fotografar", diz. E explica. "Essas c?meras, na verdade, s?o de filmar e captam a imagem, que ? a fotografia". Vianna completa. "Quando h? essas duas fun?es em um equipamento, uma delas deixa a desejar".

O propriet?rio de uma loja de fotografia, Carlos Pav?o, diz que a primeira coisa a se observar no momento da compra da c?mera ? a marca, optando pelas mais tradicionais. "Quanto mais tempo ela estiver no ramo fotogr?fico, melhor". Outro detalhe ? a capacidade de zoom ?ptico e a pot?ncia do flash, para alcan?ar a dist?ncia aproximada pelo zoom.

Foto de c?mera digital ? noite, o infra-vermelho ? um aliado, pois a luz serve como um guia para quem est? fotografando. Atrav?s dela, as pessoas que posam para a foto s?o enquadradas, sem que haja cortes. Pav?o tamb?m diz que ? importante verificar se o funcionamento ? ? bateria ou ? pilha. No caso das semi-profissionais e profissionais ? ? bateria.

Em caso de defeitos, o ideal ? que exista assist?ncia t?cnica na cidade. Assim, o conserto fica mais r?pido e, conversando pessoalmente, o processo se torna menos desgastante. Por isso, procure saber se h? assist?ncia na cidade onde voc? reside e de quanto tempo ? a garantia do produto.

Foto de c?mera digital Entretanto, a propriet?ria de uma assist?ncia t?cnica Zilmara Campos Kitamura diz que, al?m de verificar os locais que oferecem o servi?o, ? preciso se atentar para o fato de a c?mera ser produzida no Brasil. "As importadas n?o t?m garantia". Apesar do conselho, ela diz que as c?meras semi-profissionais quase n?o apresentam defeito. "A cada 50 que entram para manuten??o, uma ? semi-profissional. E, mesmo assim, das mais antigas".

O que diminui a incid?ncia de defeitos ? a forma como as pessoas que as utilizam. "S?o pessoas que sabem usar e t?m mais cuidado do que quem usa as amadoras", diz. No caso de ser necess?rio o conserto, quem define as regras ? o fabricante, ou seja, se o conserto vai ser realizado na pr?pria cidade ou se o equipamento ? mandado para outro local. "Atendemos a uma marca que tem 95% dos equipamentos sendo reparados em Juiz de Fora".

Foto de c?mera digital Neste caso, sendo necess?rio trocar pe?as, elas s?o originais e precisam ser enviadas da f?brica. Segundo Zilmara, o envio ? r?pido, se houver pe?a dispon?vel no estoque. "Os modelos s?o bem variados, ent?o, n?o costuma faltar pe?a". Para preservar o equipamento, Zilmara aconselha comprar sempre acess?rios originais. "O ideal ? comprar pelo site do fabricante, pois em outros, corremos o risco de eles serem falsos", explica. E lembra. "Muita gente opta por produtos baratos. ? preciso tomar cuidado, pois pode sair caro".

Ainda dentro da linha de que c?mera para fotografar s? deve ter essa fun??o, os fot?grafos Kempton e Diego dizem que, para quem est? come?ando e quer ganhar uma grana com a fotografia, o ideal ? adquirir uma c?mera que permita a troca de lentes. "O profissional tem que ter um tipo de lente para cada coisa e momento. Assim, sempre vai fazer boas fotos", diz o primeiro. "Ele compra uma c?mera e vai investindo em lentes aos poucos", completa Diego. E kempton d? a ?ltima dica. "A melhor c?mera ? a que deixa a pessoa confort?vel para fotografar".