Procura por restaura??o de fotos antigas cresce em JF Retratos que apresentam marcas do tempo podem ser recuperados
digitalmente. Servi?o ? cobrado por horas trabalhadas


Clecius Campos
Rep?rter 26/03/2009

Tirar marcas de dobras e manchas. Esconder o aspecto envelhecido e colorir uma imagem em preto e branco. Reconstruir fotos rasgadas e maltratadas pelo tempo. Permitir que imagens quase apagadas do papel sejam reavivadas na mem?ria. Compartilhar registros ?nicos com familiares e amigos. ? isso que a restaura??o digital de fotografias proporciona, sem que haja perda das caracter?sticas do retrato original.

Segundo o gerente da esta??o digital de uma loja de revela??o de fotografias, Adriano Olivato Gemeliano, a procura pelo servi?o em Juiz de Fora aumentou nos ?ltimos dois anos. "Mais de 150 pessoas deixam fotos antigas para serem restauradas mensalmente." As pessoas acima dos 40 anos buscam mais pelo servi?o na loja.

Foto de foto antes da restaura??o Foto original
Foto de foto depois da restaura??o Foto restaurada

A dona de casa Magda de Lourdes Ferreira se interessou em recuperar uma foto antiga. ?rf? de m?e desde os oito anos de idade, Magda n?o possu?a uma fotografia sequer de sua m?e, Lina Amaral, que faleceu aos 33 anos. Examinando arquivos em um clube, na cidade de Conselheiro Lafaiete, seu irm?o encontrou um registro fotogr?fico de Lina, quando foi eleita Miss Lafaiete, em 1938. "A foto original estava toda dobrada e n?o dava para ver os detalhes." Surgiu, ent?o, a ideia de fazer a restaura??o digital. O original media seis cent?metros de altura por quatro de largura. O processo durou cinco dias. "A foto restaurada ficou perfeita (ver abaixo). Mandei fazer uma c?pia para mim e outra para o meu irm?o."

Foto de foto antes da restaura??o Retrato original de Lina Amaral
Foto de foto depois da restaura??o Retrato restaurado de Lina Amaral

Quem acredita que vai receber sua foto original novinha, engana-se. As marcas do tempo n?o s?o tratadas no retrato antigo. "Usamos a foto trazida pelo cliente apenas para digitalizar. O que fazemos ? uma nova revela??o baseada no original", informa Gemeliano. Para isso, a imagem ? minuciosamente examinada, digitalizada em um scanner de alta resolu??o e enviada para um programa de edi??o, onde ? restaurada. "Quando ? necess?rio, usamos uma lupa para enxergar os danos menores e uma mesa digitalizadora, que funciona como um bisturi, conferindo mais precis?o aos movimentos", explica o designer Marcus Bretas.

Foto de foto antes da restaura??o Foto original
Foto de foto depois da restaura??o Foto colorida digitalmente

O restaurador conserta cada defeito, cobrindo cada mancha, redesenhando cada pixel perdido. O trabalho come?a das modifica?es mais simples para as mais complexas. "?s vezes, ainda temos que fazer uma colora??o ou tirar um intruso de uma foto. O trabalho pode demorar de uma a 30 horas", informa Bretas. Segundo o designer, a dificuldade do trabalho ? igualar os tons de pele. "O objetivo ? alcan?ar o resultado que o cliente quer. Por isso, tudo tem que ser feito com muito cuidado."

E custa caro?

Antes de ser iniciada uma restaura??o, ? feita uma an?lise do retrato original, a fim de saber a complexidade do trabalho. "Quando o original est? muito danificado, precisamos de outras fotos no mesmo ?ngulo, para refazermos o olho de uma pessoa ou um m?vel ao fundo, por exemplo."

Foto de foto antes da restaura??o Foto antes da restaura??o e montagem
Foto de foto depois da restaura??o Foto antes da restaura??o e montagem
Foto de foto antes da restaura??o Foto depois da restaura??o e montagem

Depois da avalia??o, ? feito o or?amento. "Dependendo do papel, do estado de conserva??o e da falta de informa??o da imagem, a restaura??o digital pode custar de R$50* a R$70* por hora dedicada." Segundo o gerente, o tamanho da imagem tamb?m pode gerar mais custo. "Se o cliente quiser uma amplia??o, ser? cobrado um valor a mais", avisa.

* Os pre?os foram fornecidos em mar?o de 2009

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes