Buscas na Internet Saiba como realizar buscas com sucesso, otimizando tempo

Daniele Gruppi
Rep?rter
09/04/2008

Atualmente, muitas pessoas usam a Internet como fonte de suas pesquisas, deixando de lado as tradicionais enciclop?dias. Como h? uma grande variedade de informa?es e de fontes diversas, ? comum os usu?rios terem dificuldades de encontrar o que procuram quando realizam suas buscas.

Segundo o professor de inform?tica, Fabiano Gonzaga da Silva, o erro mais freq?ente ? a falta de um objetivo em mente. "Os internautas procuram por hist?ria, por exemplo, enquanto o que querem saber ? sobre a hist?ria de Minas Gerais". Outro problema ? que os navegadores costumam se perder durante as buscas, clicando em sites que n?o t?m nada a ver com o desejado.

Para ele, existem v?rios sites de buscas que s?o considerados bons e ressalta que nem sempre os mais populares s?o os melhores. Ele afirma tamb?m que alguns oferecem mecanismos alternativos, como p?ginas que filtram alguns resultados relativos ao que ? de interesse dentro do site de busca.

O professor d? algumas dicas para otimizar as buscas. "Usar aspas, evitar palavras que s?o encontradas em v?rios textos, como 'e', 's?o', 'de' e perguntas, tipo 'quem inventou a televis?o?'". O internauta Agnaldo Lopes diz que a sua dificuldade ? saber em qual resultado clicar ap?s uma infinidade de retorno que a pesquisa apresenta. Para solucionar este problema, o conselho de Fabiano ? n?o usar termos muito longos.

Foto de Fabiano Fabiano faz um exerc?cio com seus alunos para explicar quais sites est?o fornecendo informa?es verdadeiras. "Pergunto em que ano a internet foi inventada. Os meninos me apresentam cinco respostas diferentes, ent?o lhes digo para darem credibilidade para sites oficiais, evitando os blogs, f?runs ou chats, pois neste h? a opini?o da pessoa que escreve e n?o o fato real".

Segundo Fabiano, para saber se as informa?es s?o verdadeiras ? bom olhar as fontes. "Em sites confi?veis, nas reda?es fala quem ? o autor e menciona tamb?m sobre sua obra. Na d?vida, consulte outros sites", recomenda.

O profissional levanta uma outra quest?o. "Muitas pessoas n?o l?em as informa?es encontradas nos portais. ?s vezes, a procura ? em rela??o ? est?tica. Digita-se a palavra, cai em uma homepage que tem uma mat?ria sobre o assunto, e o internauta acha que est? navegando em uma cl?nica de est?tica. Isto ? falta de leitura. As pessoas querem tudo muito mastigado", avalia.

Fabiano Gonzaga ressalta que para as pesquisas escolares recorrer ?s enciclop?dias globais online ? o ideal. Mas o internauta em seu trabalho tem que citar as fontes no trabalho. "?s vezes, pego dois trabalhos com as mesmas cita?es, sendo que na refer?ncia est?o nomes de autores diferentes. Neste caso, ? bom olhar para a data de publica??o. Os textos com datas mais antigas tendem a ser os mais corretos, porque os conte?dos com data recente podem ter sido copiados".

O diretor de arte Bruno Kingma utiliza muito sites de buscas para procurar fotos e gravuras. Segundo ele, sempre recorre para p?ginas especializadas em imagem. "A facilidade de encontrar imagens e informa?es concretas na web ? cada vez maior". A ?ltima dica do professor ? navegar mais vezes, utilizar sempre as buscas para ganhar experi?ncia e agilidade.