Segunda-feira, 21 de janeiro de 2008, atualizada ?s 17h57

TSE e TRE/MG alertam eleitores para e-mails falsos. Todos os dados devem ser atualizados, pessoalmente, no P?lo de Atendimento


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Justi?a Eleitoral voltou a detectar e-mails falsos enviados em seu nome a eleitores brasileiros. "Nos e-mails, s?o solicitados dados pessoais e h? um alerta para o risco de cancelamento do t?tulo", diz a analista judici?ria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Sim?nica de Castro.

Essa ? uma ?poca em que os eleitores est?o regularizando as pend?ncias para participarem das pr?ximas elei?es, por isso, a chance de serem enganados, pela internet, aumenta. Segundo informa?es da Justi?a Eleitoral, os e-mails t?m o bras?o da Rep?blica, o que leva o eleitor a acreditar que se trata de correspond?ncia oficial. Quem abrir a mensagem, pode ter o computador invadido por um v?rus.

A analista diz que, esporadicamente, eleitores entram em contato pedindo informa?es sobre as mensagens. "O TSE n?o envia nenhum tipo de e-mail pedindo atualiza??o dos dados, mesmo porque n?o pedimos o endere?o eletr?nico dos eleitores no momento da inscri??o. Todas as regulariza?es devem ser feitas no P?lo de Atendimento ao Eleitor, pessoalmente". O P?lo, em Juiz de Fora, fica na Avenida Independ?ncia, 992.