Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008, atualizada ?s 18h21

Apesar de Astransp n?o confirmar, cobradores de ?nibus dizem que bilhetagem eletr?nica em Juiz de Fora come?a a entrar em funcionamento a partir da pr?xima semana


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A implanta??o da bilhetagem eletr?nica est? atrasada h? cerca de um ano. Desde que foi anunciada, o prazo para que a tecnologia come?asse a funcionar seria in?cio de 2007 (releia a mat?ria). Mais tarde, a data oficial para a implanta??o das atividades foi passada em coletiva ? imprensa, pela Astransp, para o m?s de dezembro de 2007 (confira na mat?ria). Outras especula?es foram feitas, at? que o presidente da Astransp, em entrevista ? ACESSA.com garantiu que at? o dia 31 de dezembro do ano passado o novo sistema iria ser inaugurado em Juiz de Fora. O fato ? que ningu?m diz ao certo a partir de que dia os juizforanos ter?o o novo servi?o. Apesar disso, quem anda de ?nibus j? percebeu a instala??o das m?quinas na maioria deles.

A ACESSA.com foi ent?o conversar com os trocadores e os entrevistados, que n?o quiseram se identificar, disseram que o in?cio da opera??o est? marcado para a pr?xima segunda-feira, 18 de fevereiro.

"Primeiro, eles v?o abrir para quem tem gratuidade, como policiais militares, funcion?rios das empresas de ?nibus e da Gettran. Por enquanto, os idosos v?o continuar entrando pela porta da frente, sem ter que utilizar o cart?o", diz um deles. Outro cobrador adianta que todos os funcion?rios j? foram treinados. "J? at? possu?mos a carteirinha para administrar o sistema que contabiliza o n?mero de pessoas que passou pela catraca, quantos s?o pagantes e quantos t?m a gratuidade", diz.

Por que do atraso?
Segundo o mesmo cobrador, houve atrasos, porque alguns aparelhos n?o estavam funcionando bem. "Eles estavam lentos, mas isso j? foi corrigido e est? funcionando agora". Como o sistema s? vai funcionar para alguns casos, a roleta ainda n?o vai ficar travada. "Isso s? vai acontecer quando todos estiverem usando o cart?o e n?o h? previs?o para que isso aconte?a", completa.

Para um terceiro trocador, a implanta??o do sistema ? sin?nimo de confus?o. "As pessoas devem ter o cart?o em m?os ou o dinheiro, na hora de entrar no ?nibus. Muita gente entra com sacola e s? paga depois. Isso n?o vai poder acontecer mais, porque a roleta vai ficar travada. Precisa acontecer uma panfletagem para orientar os usu?rios quanto a isso, sen?o v?o formar filas enormes do lado de fora do ?nibus".

O que dizem os usu?rios?
Para o usu?rio Jo?o Batista, usar a bilhetagem eletr?nica vai ser pior que o tradicional vale-transporte. "Acho que as pessoas n?o v?o se acostumar. O vale ? bem mais f?cil". Mas, para Rita de C?ssia Teixeira, n?o vai haver problema. "Acho muito pr?tico e ? s? uma quest?o de adapta??o". Solange Maria da Silva diz que n?o vai fazer diferen?a. "Vai ser a mesma coisa. Ainda n?o sei como funciona e estou na expectativa para ver como ?".

A equipe da ACESSA.com entrou em contato com a Astransp, atrav?s de sua assessoria de imprensa, mas a informa??o sobre o in?cio da implanta??o do sistema n?o foi confirmada. Segundo o assessor, o presidente da empresa, Fernando Goretti, que pode dizer sobre o assunto, n?o foi encontrado nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, at? o fechamento desta edi??o.

Enquete
O que voc? acha da implanta??o do sistema de bilheteria eletr?nica?
      ?timo
      bom
      ruim
      p?ssimo
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete nã o tem valor de amostragem
científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com