Ter?a-feira, 25 de mar?o de 2008 atualizada ?s 18h41

Roleta de ?nibus est? travada para teste de bilhetagem eletr?nica em uma das empresas de transporte municipal de JF



Priscila Magalh?es
Rep?rter

As roletas dos ?nibus municipais de cor amarela j? est?o travadas para teste da bilhetagem eletr?nica. Mas os trocadores autorizam a passagem dos usu?rios, porque, por enquanto, s? os funcion?rios das empresas de ?nibus est?o usando o pr?prio cart?o para utilizar o sistema de bilhetagem eletr?nica. "Os passageiros entregam o dinheiro e a gente liberava passagem deles", explica o cobrador Eduardo Rodrigues.

Segundo ele, ainda n?o h? previs?o para que os beneficiados com a gratuidade possam usar o pr?prio cart?o. "Eles ainda est?o entrando pela porta da frente", acrescenta ele. O trocador da empresa de ?nibus da cor laranja, onde a roleta ainda n?o est? travada, diz que os funcion?rios dos Correios, por exemplo, que t?m gratuidade durante o hor?rio de servi?o, entram pela porta de tr?s. "Eles passam pela roleta e assinam uma lista, onde colocam seus dados e hor?rio", explica ele que n?o quis se identificar.

Eduardo diz que os funcion?rios das empresas t?m a gratuidade enquanto est?o uniformizados, mas n?o h? um limite de passagens por dia. "Ainda podemos usar o quanto quisermos, mas se eu andar em um carro, s? posso andar nele de novo depois de meia hora, pois o sistema n?o aceita que eu passe o cart?o antes disso".