Quarta-feira, 23 de abril de 2008 atualizada ?s 13h

Procon de Juiz de Fora est? fazendo teste piloto em forma eletr?nica de atendimento ao consumidor, objetivo ? ser mais r?pido e eficaz



Renata Solano
*Colabora??o

O Minist?rio da Justi?a vai implementar uma nova vers?o do Sindec no Procon de Juiz de Fora. O Sindec ? um programa desenvolvido com a finalidade de armazenar informa?es oriundas de reclama?es formalizadas junto ao Procon, com o intuito de integrar e unificar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Segundo o superintendente do Procon/JF, Eduardo Schr?der, este ? um modelo piloto que est? sendo testado nos estados de Tocantins, Cear? e Goi?s e nos munic?pios de Juiz de Fora e Belo Horizonte. "Ainda estamos analisando e fazendo alguns ajustes no sistema, por isso at? o final desta semana a Carta de Investiga??o Preliminar (CIP) vai ser feita de forma eletr?nica".

Para isso, vai ser necess?rio que as empresas assinem um termo de compromisso com os Procons de que respondam aos e-mails em at? cinco dias ?teis. "N?o ? obrigat?rio que a empresa aceite o contrato, mas ele ? vantajoso para ela, pois facilita o processo de resposta, uma vez que ele tem menos trabalho ao enviar a resposta do que teria se fosse por e-mail", afirma Schr?der.

Segundo o superintendente, essa nova vers?o tem o objetivo de dar mais agilidade aos procedimentos, reduzindo custos tanto do Procon/JF como das empresas, al?m de permitir uma resposta mais ?gil ao consumidor contribuinte, que procura o atendimento do ?rg?o.

No entanto, a den?ncia atrav?s da web, denominada como atendimento online, ainda n?o est? funcionando na cidade. "? preciso verificar como ? feito em outras cidades e ver um modelo funcional. Temos um parque tecnol?gico suficiente para atender a demanda, mas ainda achamos dif?cil receber den?ncias sem a presen?a do consumidor. Por isso, a previs?o ? de que esse sistema esteja funcionando at? o segundo semestre deste ano", define.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF