Sexta-feira, 09 de maio de 2008 atualizada às 17h50
UFJF vai lançar edital para contratação de empresa que vai definir localização do Parque Tecnológico
Repórter

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai lançar nos próximos dias o edital de contratação da empresa que vai fazer os estudos para a implantação do Parque Tecnológico em Juiz de Fora. O anúncio foi feito no evento de apresentação do trabalho "Parques Tecnológicos no Brasil: Estudos, Análises e Proposições", realizado nesta sexta-feira, dia 09 de maio.
Segundo o reitor da UFJF, Henrique Duque (foto abaixo, ao centro), a companhia que vai ser contratada vai analisar o perfil, infra-estrutura e a localização para o Parque Tecnológico.
"As empresas que demandam menor espaço vão ficar na UFJF, entretanto, as outras vão se
situar fora da instituição. Já temos três ofertas de espaço. Uma é da Prefeitura,
que disponibiliza o terreno próximo ao Parque da Laginha. A Embrapa também oferece
em esquema de permuta por 30 anos, de um local de cem hectares, perto de Coronel
Pacheco. Há ainda uma empresa, que tem interesse em ser parceira em uma iniciativa
publico-privada e propõe a negociação de duas áreas, uma seria no Parque Sul/ JF"
.
A reunião teve como objetivo analisar o panorama de implantação dos Parques Tecnológicos para definir as ações estratégicas de proposição de políticas públicas. Foi feito também uma explanação sobre o Sistema de Parques Tecnológicos em Minas Gerais e, em seguida, foi aberto um espaço para debater às questões.



O encontro contou com a presença o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Reginaldo Arcuri, e o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Alberto Portugal, além de pró-reitores de universidades onde já existem o Parque Tecnológico ou que têm o projeto para implantá-lo.
O conselheiro e ex-presidente da Amprotec, José Eduardo Fiates, afirma que os Parques Tecnológicos são mecanismos consolidados mundialmente como plataformas de desenvolvimento de empresas inovadoras.
Henrique Duque declara que nas décadas de 1980 e 1990 houve uma diminuição no desenvolvimento dos Parques Tecnológicos, mas que estes retornam, no século XXI, ao bom desempenho, já que são fundamentais para o desenvolvimento do país.