Ter?a-feira, 08 de julho de 2008 atualizada ?s 18h42

Cerca de 2.600 documentos de identidade s?o expedidos por m?s em JF. Pol?cia defende implanta??o de RG digital

Priscila Magalh?es
Rep?rter

A implanta??o do RG digital foi discutida em Bras?lia nesta ter?a-feira, 08 de julho. O objetivo ? combater as fraudes. O novo documento vai ser produzido com um chip, que guarda todas as informa?es sobre cada pessoa.

Para o delegado Jos? Geraldo Felizardo, da delegacia de Defrauda?es e Falsifica?es em Juiz de Fora, a implanta??o no novo RG ? fundamental. Atualmente, cada Estado possui sua forma de emiss?o, o que n?o oferece seguran?a. "Quem quiser, pode ter 24 documentos de identidade diferentes", diz.

O documento vai facilitar o trabalho da pol?cia. "Atualmente, n?o ? poss?vel cumprir a lei, porque muitas vezes n?o h? como identificar uma pessoa criminalmente", completa. Segundo ele, n?o h? estat?sticas de documentos falsificados apreendidos na cidade. "Quem produz e usa, destr?i depois". Al?m disso, muitas pessoas n?o usam o documento falso para cometer crimes, mas os originais de outra pessoa. "No caso de estar com documentos falsos, a pessoa ? presa em flagrante".

Segundo informa?es do Setor de Identifica??o Civil e Criminal da Delegacia Regional de Seguran?a P?blica em Juiz de Fora, uma m?dia de 2.600 documentos de identidade s?o expedidos todo m?s na cidade.