Ter?a-feira, 12 de agosto de 2008 atualizada ?s 15h40

Segundo ano do projeto Cine Aberto Cidades Digitais vai reunir 18 jovens para captar imagens de patrim?ncios hist?ricos atrav?s de celular

S?lvia Zoche
Subeditora

O lan?amento do segundo projeto Cine Aberto - Cidades Digitais, com participa??o de 18 jovens de seis cidades de Minas Gerais, acontece nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, ?s 14h, em Belo Horizonte, no Museu Ab?lio Barreto.

Atrav?s de oficinas com orienta??o de profissionais, os jovens (tr?s de cada cidade) v?o registrar atrav?s de celulares - em v?deo, foto e ?udio - o patrim?nio hist?rico cultural mineiro de suas cidades: Belo Horizonte, Cataguases, Diamantina, Itabira, Ouro Preto e Tiradentes.

De 14 a 16 de agosto, acontece a primeira oficina, em Belo Horizonte, o chamado F?rum BH, um processo de resid?ncia criativa para o aprendizado de capta??o de imagens com celular, do uso dos computadores e transmiss?o do material para a internet. Depois deste processo, eles voltam para suas cidades.

Em setembro, todos v?o para Cataguases no F?rum Cataguases para discutirem e elaborarem como ser?o as filmagens. Ao voltarem para suas cidades, os jovens come?am o processo de pesquisa e mapeamento do patrim?nio cultural que v?o registrar em celular.

Em meados de outubro e novembro, uma equipe de profissionais vai passar por cada uma das cidades para orientar os jovens na captura das imagens, ?udios e na elabora??o dos relat?rios.

A inten??o ? que at? fevereiro de 2009, o material produzido seja apresentado na internet no site do patrocinador - no total ser?o 20 v?deos, 200 fotos, 20 ?udios e 20 textos (cada texto deve ter uma lauda, que vai representar o relat?rio de cada v?deo).

Os jovens que fazem parte deste projeto j? tiveram contato anteriormente com programas audiovisuais em coletivos culturais das organiza?es onde est?o inseridos, segundo a assessoria de imprensa do Cine Aberto. Os jovens de Belo Horizonte fazem parte da ONG Contato; os de Cataguases; da F?brica do Futuro; os de Diamantina, da Fevale; os de Itabira, da Casa Drummond de Andrade; os de Ouro Preto; da Uni?o da Juventude Ouropretiana; e os de Tiradentes, da Funda??o Oscar Araripe.