Terça-feira, 19 de maio de 2009, atualizada às 17h01

Juizforanos podem acessar o andamento de processos e requerimentos feitos à PJF pela internet

Clecius Campos
Repórter

Os juizforanos que fizeram qualquer solicitação à Prefeitura não precisarão mais comparecer pessoalmente ao JF Informação ou aos Centros Regionais para acompanhar o andamento. Agora, as demandas podem ser monitoradas pela internet, através do endereço eletrônico www.protocolo.pjf.mg.gov.br.

O protocolo on line vai acelerar o processo e reduzir o número de pessoas que procuram atendimento presencial. "Cerca de 96 mil pessoas protocolizaram petições à Prefeitura desde o início do ano. A consulta de parte desses processos, via internet, vai desafogar o atendimento presencial, permitindo mais qualidade àquelas pessoas que ainda vão necessitar do atendimento no local", afirma o chefe do departamento de Atenção ao Cidadão, Antônio Alberto de Moraes.

De acordo com o subsecretário de Informação e Tecnologia, Marcos Kopschitz, o instrumento já era usado internamente. Segundo Kopshitz, outra grande vantagem do sistema é a transparência. "Com os dados sobre o andamento dos processos e requerimentos disponíveis, os juizforanos podem cobrar da máquina pública agilidade na condução."

Para acompanhar um protocolo on line, o cidadão deve ter em mãos o número do processo ou requerimento, o ano e o volume. "Essas informações estão contidas na cópia do processo que a pessoa recebe no ato do registro do protocolo." As agências do JF Informação vão continuar oferecendo o serviço presencial.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes