Artigo Ser Hol?stico

Por



Artigo
Alimenta??o natural
Mais sa?de ao seu alcance
::: 03/07/2006


Ensinamos sempre, em nossas palestras e cursos de alimenta??o natural aplicadas com regularidade em diversas cidades, que: "Se o alimento ? puro, a mente tamb?m ser? pura; se a mente ? pura, o esp?rito ser? puro tamb?m".

Basta que se consultem os meios de comunica??o escrita, falada e pela internet, para se comprovar o crescimento em todo o mundo do interesse por uma alimenta??o equilibrada, saud?vel, mas muitos indiv?duos ainda se sentem confusos a respeito de quais alimentos deve realmente ingerir ou evitar?

Na verdade, trata-se simplesmente de se fazer a op??o, preferindo adquirir e consumir alimentos integrais produzidos de modo natural, aos quais nada foi acrescentado (sob a forma de aditivos) e dos quais nada foi retirado (como acontece com os produtos "refinados").

Podemos lembrar alguns que fazem parte desses alimentos: os cereais integrais (arroz, trigo), os frutos secos (nozes, am?ndoas, figos, amendoim), as sementes (de gergelim, ab?bora, girassol) as frutas e hortali?as frescas e, ainda, os latic?nios provenientes de animais criados mais naturalmente poss?vel.

Para exemplos eficazes, ensinamos que os cereais, como o arroz e o trigo, s?o uma excelente fonte de carboidratos ricos em amidos e fibras. Os farelos s?o compostos pela casca externa indiger?vel destes gr?os.

Os benef?cios trazidos pelos farelos ? sa?de s?o:

  • ajudar a prevenir a pris?o de ventre
  • ajudar a diminuir as taxas de colesterol no sangue
  • gerar uma sensa??o de saciedade que pode levar ? perda de peso
  • reduzir o risco de alguns tipos de c?ncer, especialmente os associados ? obesidade (no intestino e no est?mago)
  • Mas n?o exagere e lembre-se sempre de que o ideal mesmo ? consumir os farelos em alimentos que o contenham, como o arroz integral e o p?o integral, evitando, assim, consumi-los puros.

    Alimenta??o natural: a base do sucesso para sua sa?de
    Todo alimento que ingerimos possui nutrientes os quais, no processo da digest?o, passam a fazer parte de nosso organismo, de nossos ossos, do sangue, dos tecidos, da ess?ncia mais sutil de nosso metabolismo bioqu?mico. Lembrando que a alimenta??o tem a??o direta sobre o nosso humor, temperamento, impulsos e pensamentos e, ainda, energia para atividades em geral.

    O ato de comer ? de suma import?ncia na qualidade de vida de todos os seres humanos. Observe como um expressivo n?mero de pessoas do seu relacionamento ou voc? mesmo se comportam durante as refei?es, seja em casa ou num restaurante. Absorvem os alimentos de uma forma mec?nica, r?pida, inconsciente, engolem sem mastigar, comem de p?, lendo ou vendo televis?o.

    Cultivam, na cabe?a, mente e no cora??o, pensamentos e sentimentos que bloqueiam totalmente a capacidade de assimilar o alimento de maneira mais equilibrada. Deste modo, perturbam o funcionamento do organismo, pois nenhum processo pode continuar a desenvolver-se corretamente, nem a digest?o, nem a absor??o dos princ?pios nutricionais/energ?ticos, nem a elimina??o das toxinas pelo bolo fecal, urina ou suor.

    A maneira como voc? se relaciona com os alimentos ? a mesma como se relaciona com a vida

    ? por esse motivo que devemos ter mais aten??o e cuidados com os alimentos ingeridos diariamente, pois eles determinam a qualidade de nossa vida como um todo e da nossa sa?de em particular.

    Em todas as na?es, h? milhares de pessoas que adoecem, sem saber que os seus males prov?em da maneira como se alimentam e dos alimentos adquiridos para seu uso e de seus familiares. Alergias, doen?as cardiovasculares, c?ncer, estresse, corrimentos, dores de cabe?a, anemias, c?lculos, depress?o, ansiedade, hemorr?idas, varizes, colites, pris?o de ventre, gastrites, inflama?es, sinusites, amigdalites, ins?nia, pesadelos, irritabilidade, cegueira, dermatites, diabetes, obesidade, eis a? apenas uma pequena amostra de doen?as, para as quais a alimenta??o contribui de maneira muito significativa.

    No Oriente, as escolas de medicina natural desenvolveram, ao longo dos s?culos, uma forte tend?ncia a alicer?ar a base de seus ensinamentos na alimenta??o vegetariana, por considerarem que os alimentos vegetais selecionados de acordo com crit?rios filos?ficos e segundo seus feitos medicinais, s?o os mais adequados para a nutri??o do homem. Ensinam tamb?m que o consumo de carne e produtos derivados devem, quando necess?rio, ser consumidos em menor propor??o, buscando sempre o equil?brio com o "modus vivendi" de cada pessoa.

    Monodieta: a cura pelo alimento ?nico
    Comer um s? tipo de alimento, durante um per?odo que pode variar de um a v?rios dias, provoca transforma??o bioqu?mica no organismo, modificando o metabolismo, corrigindo dist?rbios e promovendo desintoxica??o que leva a muitos estados de cura. ? importante esclarecer que qualquer alimento, dotado de poder terap?utico sobre o organismo, age beneficamente em nosso corpo, mesmo quando ingerido juntamente com outros, numa refei??o normal. Em geral, as monodietas s?o indicadas apenas porque refor?am e concentram a a??o dos alimentos terap?uticos.

    Entre as mais conhecidas e recomendadas est?o: dieta do arroz integral; dieta do inhame; dieta do abacaxi; dieta do mam?o; dieta do mel?o; dieta da uva; dieta do jil?.

    Hip?crates j? ensinava a seus alunos: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". Assim como podemos adoecer pela maneira como nos alimentamos, podemos usar estes mesmos recursos de maneira consciente e s?bia para resgatarmos nossa sa?de.

    Raz?es para optar por uma alimenta??o natural
    Quanto mais natural a alimenta??o melhor para seu corpo, mais sa?de e menos gasto com farm?cia e consultas. Esta ? a conclus?o da maioria dos cientistas, nutricionistas e pesquisadores honestos, que n?o deixam de apontar a rela??o cristalina existente entre a dieta moderna e as doen?as terr?veis que assolam a humanidade.

    O maior desafio, que temos enfrentado nestes j? quase trinta anos de atendimento em Terapia Hol?stica, ? tornar conscientes os participantes de nossas palestras e cursos, assim como os pacientes de que: a mesa mata mais do que a guerra. Ensinamos sempre que os tr?s "assassinos brancos" da humanidade s?o a farinha de trigo branca, o a?car e o sal refinados, por serem a causa de muitas doen?as, que podem estar atreladas ainda ao consumo de alimentos como leite, carnes, massas e gorduras. Passamos dicas de como substituir a alimenta??o considerada nociva, do ponto de vista da dieta naturalista, por produtos integrais e outras fontes de prote?na, a exemplo de iogurte magro, queijos brancos e leguminosas.

    Outro perigo conhecido s?o as frituras, pois ? sabido que o ?leo quente, em ebuli??o, altera as caracter?sticas qu?micas e org?nicas no alimento mergulhado nele. Na dieta moderna, a concentra??o cal?rica de alimentos encharcados em ?leo tiram o lugar das hortali?as, frutas e cereais in natura. Enquanto o ?leo borbulha na frigideira, ele sofre mudan?as qu?micas que o transformam em bomba diet?tica. Aconselhamos o uso correto do azeite de oliva e ?leos de PH mais equilibrado.

    Apresentamos, como orienta??o, alguns dos motivos/passos a serem considerados para uma pessoa optar por uma alimenta??o natural: sa?de; ecologia; fibras; gorduras insaturadas; alimentos naturais/integrais.

    Assim, de maneira suave, procuramos mostra nestas linhas alguns dos motivos por que vale a pena ler, estudar, experimentar e desenvolver em seu lar, em sua vida, um modo mais atencioso de se encarar a alimenta??o como algo de grande import?ncia em sua sa?de, em sua vida e na de seus familiares.

    Sua sa?de vai ser bem diferente, seu bem-estar ser?, consideravelmente, maior, sua conta de farm?cia, proporcionalmente, vai diminuir e voc? se sentir? mais forte, saud?vel e de bem com a vida.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema.


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com