Cirurgias de catarata serão transmitidas em tempo realACESSA.com vai levar as imagens feitas no Hospital João Felício até a Sociedade de Medicina de Juiz de Fora, via link de rádio. Transmissão vai durar duas horas

Clecius Campos
Repórter
13/3/2010

A ACESSA.com e a Vídeo Sol Produções vão transmitir a realização de três cirurgias de catarata do Hospital João Felício, no bairro Santos Anjos, até a Sociedade de Medicina de Juiz de Fora, no Centro. A distância que separa os locais é de cerca de 1,2 km. De acordo com o gerente de Suporte Técnico da ACESSA.com, Renato Fraga Lopes, a transmissão será feita via link de rádio. "É um link de rede local, que vai possibilitar que as imagens feitas no João Felício cheguem à Sociedade de Medicina de forma privativa. O que iremos fazer é estruturar uma rede local que conecte lugares diferentes", explica.

Para tal, a equipe técnica da ACESSA.com vai utilizar um computador no hospital como servidor, recebendo as informações de áudio e vídeo gravadas pelas câmeras da Vídeo Sol Produções. "Uma placa de captura será usada para codificar essas informações e o link de rádio vai transmitir para o auditório da Sociedade de Medicina, onde haverá um computador. Essa máquina vai decodificar o sinal e projetar vídeo e áudio em um telão." A transmissão será em tempo real, com atraso de apenas alguns segundos.

A transmissão integra a programação do 1º Simpósio de Atualização em Cirurgia Oftalmológica de Juiz de Fora e ocorre no próximo sábado, 20 de março, das 8h às 10h. De acordo com o diretor do Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Medicina e organizador do evento, Ricardo Palleta Guedes, a comunicação vai permitir que aproximadamente cem médicos e acadêmicos em medicina acompanhem, de um mesmo espaço físico, todo o procedimento cirúrgico a ser realizado no hospital. "É muito mais interessante mostrar a espontaneidade da transmissão ao vivo, sem edição. Se gravássemos a cirurgia e mostrássemos depois, não teria o mesmo peso", opina.

Nova técnica retira catarata e corrige grau

Segundo Guedes, a transmissão é importante pois mostrará uma nova técnica de cirurgia de catarata, já disponível em Juiz de Fora. Três médicos irão operar três pacientes utilizando o que há de mais moderno na cirurgia oftalmológica. "A cirurgia será realizada com anestesia tópica em colírio e é minimamente invasiva. A tecnologia utilizada é tão impressionante que o procedimento é capaz de retirar a catarata e corrigir o grau de deficiência ocular do paciente ao mesmo tempo. A operação dura cerca de dez minutos e por volta de dez minutos depois, dependendo da reação de cada paciente, é possível sair do hospital já sem óculos."

Para Guedes, o evento é uma oportunidade para que médicos e acadêmicos em medicina se atualizem. "Juiz de Fora é capaz de realizar procedimentos cirúrgicos dessa magnitude devido ao ambiente acadêmico — formado por três faculdades de medicina — e a evolução da pesquisa em oftalmologia. Na área, a cidade compete em pé de igualdade com qualquer grande centro nacional e mundial."

Serviço

1º Simpósio de Atualização em Cirurgia Oftalmológica de Juiz de Fora
Dias: 19 e 20 de março
Hora: Dia 19, das 8h às 18h, e dia 20, das 8h às 13h
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora - rua Braz Bernardino, 59 - Centro
Inscrições: pela internet ou no dia e local do evento

Os textos são revisados por Madalena Fernandes